Habitação
Prefeito BIG articula aprovação de projetos habitacionais para Tapejara
..
Publicado em 19/01/2022 às 11:08
Em audiência com o secretário estadual de Obras e Habitação, José Stédile, chefe do executivo tapejarense reforçou a importância da aprovação dos convênios habitacionais para o município.

A Secretaria de Habitação de Tapejara, com o apoio da Secretaria de Administração e Planejamento e do Departamento de Engenharia, trabalhou intensamente em dois projetos que foram protocolados junto à Secretaria Estadual de Obras e Habitação. A articulação para a elaboração desses documentos objetivou fazer com que Tapejara seja contemplada com recursos para a execução das ações propostas.

Cumprindo agenda em Porto Alegre, para assinatura do convênio Pavimenta RS, o prefeito BIG, acompanhado do secretário da Administração e Planejamento, Jocemir Bergamin, esteve reunido com o secretário José Stédile reforçando a importância da aprovação dos convênios habitacionais para Tapejara e reiterando o compromisso da gestão com a habitação popular. “Manifestamos ao secretário Stédile a carência habitacional que temos no município, bem como as mil ações até 2024, na área da habitação, que pretendemos realizar para nossa população. Para isso, precisamos da parceria dos governos Estadual e Federal, e não mediremos esforços para buscar toda essas intermediações, uma vez que os documentos foram protocolados e estamos aguardamos a análise dos técnicos do Estado, acreditando na possibilidade da contemplação”, ressalta o prefeito BIG.

Nenhuma Casa Sem Banheiro

Em um dos programas, o município cadastrou famílias com necessidades de construção de banheiros. Esta ação, faz parte do programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, criado pelo governo do RS, que visa a construção de módulos sanitários completos e com todo o saneamento adequado. “Neste caso, o Estado repassa recursos para a construção e o município participa com a contrapartida por módulo a ser construído. O total a ser investido no projeto ultrapassa R$ 220 mil”, comentou o secretário de Habitação de Tapejara, Jackson Geisel da Silva.

O outro projeto, que totaliza mais de R$ 1 milhão em recursos, visa o cadastramento do município para a construção de unidades habitacionais de, no mínimo 40 metros quadrados, em lotes com matrículas regularizadas. Esta ação irá beneficiar muitas famílias a partir do repasse de recursos por parte do governo estadual. O município complementa o projeto com a contrapartida e a construção da unidade habitacional.

Ainda conforme Geisel, a busca por recursos acontece de forma constate pela administração municipal. “Desde que a Gestão BIG e Gipe assumiu, sempre tivemos como prioridade a busca de recursos para todas as áreas. Na Habitação, o foco não é diferente. Em 2021, já manifestamos interesse em participar do Programa Nenhuma Casa sem Banheiro e, neste ano, esperamos poder comemorar a contemplação” afirma o secretário, lembrando que a busca de recursos depende do empenho de todos. “A cada projeto cadastrado, são muitas pessoas envolvidas com o único objetivo que é a busca de recursos para que tudo se transforme em obras e benefícios para os tapejarenses. Nos projetos da habitação, tivemos um entendimento e apoio muito forte do Conselho Municipal da Habitação, que aprovou a participação no programa e o nosso plano de trabalho”, finalizou.