Brasão do município
Logo do município
Esportes
Tapejara foi sede do IX Campeonato Sulbrasileiro de Futebol de Mesa
Tapejara foi sede do IX Campeonato Sulbrasileiro de Futebol de Mesa
Atletas dos três estados do sul se reuniram na cidade de Tapejara, no norte do Rio Grande do Sul neste final de semana para as disputas dos títulos sulbrasileiro nas categorias adulto e master e do campeonato de seleções estaduais. Coube à Associação Hortenilense de Tapejara a organização do evento, realizado pelas três federações estaduais (RS, SC e PR). Os jogos aconteceram no Ginásio Albino Sossela.O prefeito de Tapejara, Evanir Wolff (Big) esteve presente no evento prestigiando os competidores e desejou a todos um bom evento e boa sorte.As disputas individuais aconteceram no sábado (09) entre atletas de diferentes clubes, cidades e estados. Destaque para a participação dos atletas de três clubes de futebol conhecidos das torcidas: Inter, Avaí e Londrina tiveram representantes nas mesas de botão. Além destes, atletas de clubes tradicionais do futmesa brasileiro: Caçador e Cruzeiro Joinvilense de SC; Viamão, Ferroviários e Hortenilsense do RS.Os seis troféus em disputa no sábado ficaram assim distribuídos conforme categorias e séries:Adulto/Ouro: campeão: Kevin Kopper (Inter/RS);Adulto/Prata: campeão: João Paulo (AHFM/RS);Adulto/Bronze: campeão: César Vidal (Inter/RS);Master/Ouro: campeão: William Lopes (Avaí/SC);Master/Prata: campeão: Claudio Mastrângelo (Grêmio N. União/RS);Master/Bronze: campeão: Antônio Camargo (AHFM/RS).A disputa entre seleções estaduais aconteceu no domingo (10) pela manhã, nas categorias adulto e master. Nesta disputa cada federação escala atletas que competem individualmente mas contabilizando pontos para suas equipes/seleções. Os títulos destas disputas ficaram assim:Adulto: campeã: Federação Gaúcha de Futebol de Mesa;Master: campeã: Federação Catarinense de Futebol de Mesa.Esta foi a IX edição desta competição que pela primeira vez aconteceu no interior gaúcho. No próximo mês, dia 20 de abril, Tapejara volta a receber uma etapa desta vez a primeira do Campeonato Gaúcho 2024.
12/03/2024 13:34
Indústria e Comércio
Prefeitura e entidades debatem projetos de inovação para Tapejara
Prefeitura e entidades debatem projetos de inovação para Tapejara
Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Industrial e Comercial, em parceria com entidades e empresas locais, realizou reuniões estratégicas visando impulsionar a inovação e o desenvolvimento empresarial no município.Na noite de terça-feira (27), a sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Tapejara (Acisat) foi o palco de discussões pertinentes sobre o futuro econômico da Terra do Empreendedorismo e de Oportunidades. Empresários, representantes de entidades e a consultora do Sebrae, Lubianca Neves, estiveram presentes para debater estratégias inovadoras.Já na manhã da quarta-feira (28), o ambiente das discussões se concentrou na Prefeitura de Tapejara. O encontro continuou a explorar ideias e planos concretos para impulsionar a inovação nos setores empresariais locais. O grupo contou com a participação ativa de representantes do cenário empresarial e institucional local, dentre eles:Adriana Bueno Artuzi - presidente da Câmara de Vereadores de TapejaraAndré Scuro - Adubos Coxilha/AcisatCleusa Girardi - SenaiDiego Bechi - Polo UAB TapejaraFabricio Dalagasperina - AgrodanieliKevin Fonseca - Prefeitura MunicipalLetícia Agnes Bruch - AutapeLorenzo Cecchin - Projeto Brasil sem FrestasMatheus de Paula - Prefeitura MunicipalMichel Rocha - Mil Sistemas ElétricoPatrick Luiz Zick - Muves NegóciosSônia Elisa Scariot Rossoni - Projeto Brasil sem FrestasSilvia Fontana - SicrediThamyrys Argenta Valéria Zanini Teixeira – AgrodanieliAs reuniões não foram apenas uma oportunidade para contatos e troca de ideias; elas tiveram como foco a construção de um plano estratégico. A consultora do Sebrae, Lubianca Neves, compartilhou conhecimentos e insights sobre os princípios da inovação, estabelecendo uma base sólida para as futuras ações do Conselho de Inovação.Durante os encontros, a criação de uma lei municipal específica para fomentar a inovação em Tapejara foi discutida. Essa iniciativa visa oferecer um suporte legal que estimule e respalde novas ideias e empreendimentos no município.Além da possível legislação inovadora para Tapejara, o grupo pretende estabelecer parcerias estratégicas, fomentar a capacitação profissional e criar um ecossistema favorável para o surgimento e crescimento de startups locais. Novas reuniões devem ser realizadas seguidamente para que as ações nesta áreas avancem e os projetos possam ser implementados.
28/02/2024 15:51
Educação
Evento de boas-vindas no Polo UAB de Tapejara celebra a chegada de 35 novos estudantes
Evento de boas-vindas no Polo UAB de Tapejara celebra a chegada de 35 novos estudantes
Na noite da segunda-feira (26), o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Tapejara foi palco de um evento de boas-vindas aos 35 novos estudantes matriculados em primeira chamada para os cursos Técnico em Administração e Técnico em Contabilidade. Esses cursos são ofertados em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), consolidando o compromisso da Gestão Big-Gipe com a educação de qualidade no município.O evento contou com a participação do prefeito Evanir Wolff (Big); do coordenador do Polo UAB, Diego Bechi e do coordenador da Secretaria Municipal de Educação, Clairto Aimi, para dar as boas-vindas aos novos alunos e reforçar o compromisso da administração municipal com a educação e o desenvolvimento local.Durante a acolhida, os alunos tiveram a oportunidade de participar da primeira aula do curso, que teve como tema a disciplina "Ambientação ao Moodle e Informática". Essa atividade inaugural proporcionou aos estudantes uma introdução aos recursos tecnológicos e à plataforma de ensino que serão fundamentais ao longo de sua jornada acadêmica.Vale ressaltar que, em virtude da segunda chamada para ingresso nos cursos técnicos, conforme previsto no Edital 198/2023, é esperado que mais 20 alunos venham a se juntar ao grupo em breve. Essa ampliação do número de estudantes reforça a relevância e a aceitação dos cursos oferecidos pelo Polo UAB de Tapejara.Em sua fala aos alunos, o prefeito Big expressou sua satisfação em participar do momento, destacando a importância da parceria entre a administração municipal e as instituições de ensino para fortalecer a educação no município. Além disso, Big destacou os investimentos realizados pela prefeito na área da Educação e, de forma especial, as ações de revitalização e fomento ao ensino superior através do Polo UAB.
28/02/2024 15:23
Indústria e Comércio
Prefeitura de Tapejara oportuniza empresa a adquirir lote para expansão das atividades
Prefeitura de Tapejara oportuniza empresa a adquirir lote para expansão das atividades
O governo de Tapejara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Industrial e Comercial, celebrou, na terça-feira (27), a venda de um lote localizado no Distrito Industrial Augusto Menegaz para a empresa Valcir Mármores e Granitos LTDA. A ação faz parte de uma série de iniciativas promovidas pela gestão Big-Gipe desde o ano de 2021, visando impulsionar o desenvolvimento econômico local.A venda do lote, que estava sob concessão do Direito Real de Uso, passou por aprovação do Conselho de Desenvolvimento de Tapejara (Codetap) e da Câmara Municipal de Vereadores. Os trâmites para essa negociação tiveram início em 2023, e a previsão é que até o fim deste ano, mais seis empresas recebam a concessão, promovendo novos investimentos e ações para a geração de emprego e renda na região.O governo municipal proporcionou a aquisição do terreno com um desconto significativo, equivalente a 60% do valor original, incentivando o estabelecimento e crescimento das empresas locais, através da Lei Municipal nº 4.786, de 10 de outubro de 2023. O prefeito Evanir Wolff (Big) participou da assinatura da escritura, junto ao cartório, em Tapejara, ao lado do secretário de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Carlos Eduardo de Oliveira, e do coordenador da Pasta, Matheus Emanuel de Paula, junto ao empresário Valcir Dalzotto.Conforme o prefeito Big, o incentivo às atividades industriais locais visa fortalecer a economia, gerar empregos e proporcionar um ambiente propício para novos investimentos no município. “Com essa ação, reforçamos o compromisso do nosso governo com o desenvolvimento econômico sustentável, criando um ambiente propício para a instalação e expansão de empresas em Tapejara”, comentou o prefeito.
28/02/2024 13:55
Saúde
Secretaria de Saúde promove palestra sobre Mal de Alzheimer na Campanha Fevereiro Roxo e Laranja
Secretaria de Saúde promove palestra sobre Mal de Alzheimer na Campanha Fevereiro Roxo e Laranja
Na noite de terça-feira (27), a Secretaria de Saúde de Tapejara promoveu uma importante palestra sobre o Mal de Alzheimer, como parte das atividades da campanha Fevereiro Roxo e Laranja. O evento, que aconteceu no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, contou com a participação ativa da comunidade.A médica Meiruele Machado Pozzer foi a responsável por ministrar a palestra, oferecendo informações importantes sobre a doença. O público presente teve a oportunidade de compreender aspectos fundamentais, como o que é o Alzheimer, seus sintomas, formas de tratamento, estágios da doença, fatores de risco, métodos de prevenção, diagnóstico, além de receber dicas sobre como familiares e amigos desempenham um papel fundamental no apoio aos portadores dessa condição.Dentre os assuntos abordados, a médica destacou a importância do diagnóstico precoce no processo de enfrentamento do Mal de Alzheimer. Ela ainda enfatizou a necessidade de conscientização para promover uma compreensão mais ampla sobre a doença, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.Na sequência, as fisioterapeutas da Secretaria de Saúde, Lilian Hanel e Tainara Fontana, compartilharam informações sobre a relevância da fisioterapia no tratamento de idosos com Alzheimer. Elas salientaram os benefícios, como a estabilização da demência, a redução do progresso da doença e a melhoria nas capacidades funcionais e habilidades cognitivas, proporcionando uma melhor qualidade de vida aos pacientes.O vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), representando o prefeito Evanir Wolff (Big), marcou presença no evento, destacando a importância de conhecer mais sobre o Alzheimer. Ele ressaltou a relevância de cuidar das pessoas que enfrentam essa doença, visando proporcionar a melhor qualidade de vida possível.O médico Johnny Dorval Zoppas também participou do evento, enfatizando a importância das ações preventivas e o papel essencial da conscientização na luta contra as doenças, especialmente o Mal de Alzheimer.
28/02/2024 10:58
de 101
Brasão rodape
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
     
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000
CNPJ: 87.615.449/0001-42
Telefones: (54) 3344 4700
E-mail: recepcao@tapejara.rs.gov.br
Clique aqui para fazer o download da Marca / Logo da Administração Municipal 2021-2024.
PREFEITURA DE TAPEJARA - Copyright 2024 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Impar Agencia Web.