Brasão do município
Logo do município
Localização
Tapejara localiza-se na Região Sul do Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul, sendo que neste situa-se a nordeste, na zona de relevo do planalto médio, pertencente à mesoregião noroeste do Rio Grande do Sul e microrregião geográfica de Passo Fundo (segundo IBGE). A altitude média é de 658 metros e suas coordenadas de limites do município são: entre 52º 07’ 27” e 51º 55’ 55” de longitude oeste, e 28º 01’ 23” e 28º 07’ 24” de latitude sul.

Vias de Acesso
ERS-428: Acesso ao Município de Água Santa
ERS-430: Acesso ao Município de Santa Cecília do Sul
ERS-430: Acesso ao Município de Charrua
ERS-463: Acesso aos municípios de Vila Lângaro e Coxilha
ERS-467: Acesso ao Município de Ibiaçá

Limites municipais
Norte: Charrua e Sertão
Sul: Água Santa e Santa Cecília do Sul
Leste: Ibiaçá
Oeste: Vila Lângaro



Informações geográficas

O Município de Tapejara está situado à nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, na zona de relevo do Planalto Médio, pertencente a mesorregião nordeste do Estado e microrregião de Passo Fundo. Sua posição geográfica está determinada pelo paralelo 28° de latitude sul e o meridiano de 52° de longitude oeste.

A área atual do município, conforme o site do IBGE, é de 238,082 km² sendo 95,95% de área rural e 4,05% de área urbana e de expansão urbana, dentro do novo perímetro urbano. Limita-se ao norte com o município de Charrua, ao sul com os municípios de Água Santa e Caseiros, à leste com o município de Ibiaça e à oeste com os municípios de Sertão e Vila Lângaro.

É formado pela bacia Intracratônica do Paraná, durante o período terciário, era cenozóica. O seu relevo é modelado com rochas basálticas entre os períodos jurássico e cretáceo, da formação Serra-geral. Possui um relevo em patamares que corresponde a derrames basálticos sucessivos, e desta forma apresentando topografia suavemente ondulada. A hidrografia do Município é classificada compreendendo a grande Bacia do Rio Uruguai, sendo hidrografia com densidade concentrada, mas apresentando rios de pequena extensão. A configuração dos leitos dos rios do município, em sua grande maioria estreitos, favorece um rápido aumento do nível das águas por ocasião das chuvas.

O município de Tapejara está inserido na Região Hidrográfica do Uruguai que coincide com a bacia nacional do Uruguai; pertencendo à Bacia Hidrográfica dos Rios Apuaê-Inhandava , conforme Decreto Estadual nº 53.885/2018, que instituiu a subdivisão das Regiões Hidrográficas do Estado do Rio Grande do Sul em 25 Bacias Hidrográficas.

Por estar localizado entre o território do Trópico de Capricórnio e Círculo Polar Antártico, o clima de Tapejara é temperado, sendo ainda mesotérmico e superúmido. A temperatura média anual fica em torno de 18ºC. O verão é instável, mas a temperatura varia entre 28ºC e 35ºC. O inverno é bastante frio com temperaturas mínimas variando entre 7ºC e 9°C, podendo ainda ser registrado temperaturas inferiores a 0ºC. Situado em latitudes médias, Tapejara sofre constantes invasões de frentes frias de origem polar implicando em bruscas mudanças de tempo. E com isso o Município apresenta a ocorrência de geadas, sendo em sua maior frequência no inverno. O índice pluviométrico anual é elevado, geralmente entre 1.800 a 2.000 mm.

Os solos argilosos, profundos, bem drenados, suscetíveis à erosão, ácidos, com elevados teores de alumínio e de baixa fertilidade natural, são os predominantes.

A fitogeografia original da região era caracterizada essencialmente pela floresta subtropical com araucária, típica do planalto Rio-grandense. As árvores nativas existentes no município são: Cambará, Angico, Pinheiro, Bracatinga, Cedro, Tambaúva, Tarumã, Ipê, entre outras.
Brasão rodape
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
     
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000
CNPJ: 87.615.449/0001-42
Telefones: (54) 3344 4700
E-mail: recepcao@tapejara.rs.gov.br
Clique aqui para fazer o download da Marca / Logo da Administração Municipal 2021-2024.
PREFEITURA DE TAPEJARA - Copyright 2024 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Impar Agencia Web.