Brasão do município
Logo do município
Indústria e Comércio
Estudantes do Senai apresentam projetos sobre administração de empresas
Atividade foi apresentada em exposição promovida pelos alunos do curso de Assistente Administrativo
Por Assessoria de Imprensa
Publicado em 17/10/2021 às 12:07
A turma de Assistente Administrativo do Senai composta por 49 alunos, subdivididos em nove grupos, realizou na quinta-feira (14), no Ginásio da Emef Giocondo Canali, uma mostra para expor trabalhos de pesquisa para a instalação de empresas fictícias (indústrias).

Segundo o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Tapejara, Matheus de Paula, que prestigiou a mostra dos trabalhos, os integrantes dos grupos buscaram um segmento de mercado para desenvolver seus projetos e o produto que seria produzido por estas empresas. A atividade iniciou com o processo documental, seguido pelo desenvolvimento do contrato social da empresa, da razão social, nome fantasia, organograma de funções, contratação e demissão de funcionários, além de treinamentos dos funcionários, de acordo com as legislações da CLT e de Segurança do Trabalho. “Na sequência, iniciaram a pesquisa e o desenvolvimento do fluxo dos produtos, levantando todo o processo e seus custos fixos e variáveis, eles aprenderam na prática a utilizar ferramentas de qualidade e de cálculos e, também, aprenderam onde estão localizados obstáculos de produção e financeiro. Algumas das empresas ‘fecharam suas contas no vermelho’, sendo necessário a análise e estudo de viabilidade para continuarem com seus negócios”, explicou o coordenador, informando ainda que os alunos realizaram outros processos que envolvem a administração de uma empresa.

Ainda, conforme o coordenador, os grupos projetaram maquetes que representaram a estrutura física de suas empresas. “A maquete contempla os setores administrativos e produtivos, sendo necessário o aprofundamento do estudo de todos os processos desenvolvidos, os equipamentos necessários, matéria-prima e mão de obra ”, comentou ao relatar que os estudantes apresentaram a empresa, os setores administrativos e produtivos, além de treinarem, na prática, o atendimento ao cliente, o marketing de vendas, a negociação e a pesquisa de mercado.

A atividade teve o acompanhamento da professora Cleusa Girardi que é bacharel em administração e especialista em Gestão de Projetos. Pós-graduada em docência para ensino técnico e superior. Auditora líder da ISO9001:2015.

Como funciona o Programa Jovem Aprendiz
Os alunos aprendizes do Senai são indicados por indústrias locais, que os mantém no curso em meio turno, pagando um valor de bolsa de estudo, para suprir os seus gastos no curso, enquanto estão participando.

Para ser aluno aprendiz do Senai, deve ter entre 14 a 24 anos e estar cursando o ensino médio e ser indicado por uma empresa. A próxima turma terá início em fevereiro/2022, sendo o curso de logística.

Brasão rodape
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
     
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000
CNPJ: 87.615.449/0001-42
Telefones: (54) 3344 4700
E-mail: recepcao@tapejara.rs.gov.br
PREFEITURA DE TAPEJARA - Copyright 2024 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Impar Agencia Web.