Os Cavaleiros da Rota das Araucárias estão a caminho de Tapejara trazendo a centelha da Chama Crioula, símbolo maior das tradições gaúchas. A chama foi buscada no município de Casca e representa a ligação com os valores, a cultura e a história do povo gaúcho.
A chegada está prevista para a manhã deste sábado, 23 de agosto. A cerimônia oficial de recebimento ocorrerá às 10h, no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, com a presença de autoridades, tradicionalistas, entidades culturais e comunidade.
O ato marca o início das atividades da Semana Farroupilha em Tapejara e reafirma o compromisso da Prefeitura com a preservação das raízes e tradições do Rio Grande do Sul.
Neste ano, os eventos farroupilhas no município são realizados de forma integrada, com a união das entidades tradicionalistas, culturais e públicas, contando com a participação ativa e o apoio da Prefeitura de Tapejara. A gestão Big-Gipe é parceira direta na programação, que busca valorizar a história e fortalecer o espírito de união do povo gaúcho.
A Expo Tapejara Feiras e Eventos é responsável pela organização da Semana Farroupilha 2025, que ocorrerá de 13 a 21 de setembro, no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto. O projeto tem financiamento da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Cultura RS, patrocínio da empresa tapejarense Pietrobon, apoio institucional da Prefeitura de Tapejara e gestão cultural da D.Marin – Planejamento Cultural.