Na tarde de terça-feira (19), foi assinada, na sede da Secretaria de Logística e Transportes do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, a ordem de início da obra de construção do trevo de acesso à ERS-463, em Tapejara. O novo acesso contemplará diretamente os complexos industriais da Agrodanieli, da Aurora Alimentos e a subestação da Coprel, localizados na comunidade de São Domingos.
A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, do diretor-geral do Daer/RS, Luciano Faustino da Silva, do secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, do chefe de gabinete da pasta, Pablo Teixeira, e do coordenador do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), engenheiro Diego Cittolin. Representando Tapejara, estiveram presentes o prefeito Evanir Wolff (Big), o procurador-geral do município, Leonardo Frigeri, e os empresários Adelirio e Rafael Danieli, da Agrodanieli, além de lideranças locais e representantes do governo estadual e da Assembleia Legislativa.
A execução da obra será viabilizada pelo Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA/RS), com recursos provenientes da compensação de ICMS das empresas Plasbil, Coprel e Farmácia São João. O projeto executivo foi elaborado em 2021, com recursos da Agrodanieli, em parceria com a Prefeitura de Tapejara. Desde então, a administração municipal articulou junto ao Governo do Estado a inclusão do trevo no orçamento de 2024.
Segundo o prefeito Evanir Wolff, a assinatura da ordem de início representa a consolidação de uma demanda antiga da comunidade. “Desde que assumimos a Prefeitura, identificamos essa obra como prioridade. Hoje conseguimos dar o passo definitivo para sua execução”, afirmou.
O prefeito também destacou que a conquista é resultado de um intenso trabalho de articulação junto ao Governo do Estado e às lideranças regionais, conduzido de forma permanente desde o início de sua gestão, garantindo que o pleito de mais de 20 anos finalmente se tornasse realidade.