Aconteceu na tarde de quarta-feira (23) na sede do STR, em Tapejara, reunião municipal da Plenária Sindical da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) com a presença de lideranças, representantes de comunidades rurais da região e autoridades do Município.
Na ocasião estiveram presentes o prefeito Evanir Wolff (Big), o secretário de Desenvolvimento Rural, Agricultura e Meio Ambiente, Eduardo Bortoloto (Tilico) e o vereador Josemar Stefani, representando o Legislativo.
O objetivo do encontro foi discutir pautas relevantes para a agricultura, através, de sugestões que serão levadas às etapas regionais e, na sequência, ao congresso estadual. Ressalta-se que o 13º Congresso Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (13º CETTR) está marcado para outubro deste ano, em Porto Alegre.
A reunião foi conduzido pela coordenadora da Regional Sindical da FETAG-RS e presidente do STR de Passo Fundo, Marinês Scapini Penz, e pelo assessor regional, Sílvio Souza.
Durante o encontro, o prefeito, Evanir Wolff (Big) observou a relevância dos programas municipais voltados à agricultura e saudou pela mobilização, também, referente ao Congresso. “São ações fundamentais, necessárias para o momento”, frisou.
Em seguida, o presidente do STR, Silverio Melara, destacou a importância dessa ação.
“Os agricultores precisam desses espaços para expor suas demandas, para que possam ser elaboradas políticas que supram suas realidades e que melhorem a qualidade de vida no meio rural”, explicou.
Em suma, os presentes foram inclinados a participar de uma dinâmica, em grupos, para debater sobre três bases essenciais, sendo, a representação política da categoria; as mudanças climáticas e produção rural e as relações com o mercado e geração de renda. Os assuntos discutidos foram pautados e serão apresentados na assembleia regional, que acontecerá nos dias 10 e 11 de julho, em Passo Fundo.
Resumo
O 13º CETTR, traz como tema "Desenvolvimento Rural Sustentável". E o objetivo é evidenciar o protagonismo dos sindicatos rurais e promover estratégias de crescimento econômico com justiça social para as famílias agricultoras do Rio Grande do Sul.
A FETAG-RS espera que o congresso se fundamente em um espaço de compreensão, elaboração de práticas e progresso da agricultura familiar no estado.