Tapejara recebe 71 kits do Programa Mãe Gaúcha
Programa visa apoiar gestantes em vulnerabilidade social, fortalecendo os laços entre mãe e bebê através da distribuição de itens essenciais para os primeiros dias de vida
Publicado em 11/04/2024 às 16:56

Tapejara é destaque como um dos municípios beneficiados pelo Programa Mãe Gaúcha, criado pelo governo gaúcho a gestantes em situação de vulnerabilidade social. Realizada no dia 9 de abril, no Gran Palazzo Centro de Eventos, em Passo Fundo, a entrega de kits que fazem parte desta iniciativa, contou com a presença da coordenadora do programa no município, Francielli Rudkowski. O evento também contou com a presença do secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e da diretora do Departamento de Atenção à Primeira Infância, Kenia Margareth da Rosa Fontoura.

O Programa Mãe Gaúcha tem como principal objetivo atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, pobreza ou extrema pobreza, visando fortalecer os vínculos entre mãe e bebê através da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida. Ao promover o acolhimento e bem-estar, o programa proporciona mais conforto para os bebês e tranquilidade para as mães. Serão contempladas gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, que residam no município.

Para se beneficiarem do programa, as gestantes devem estar com o pré-natal em dia, serem inscritas no Cadastro Único e receberem o benefício do Bolsa Família ou estarem aguardando o deferimento da inscrição no programa.

Cada kit do enxoval é composto por um cobertor, toalha de banho com capuz, casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes (mijão), meias, além de uma bolsa maternidade.

A adesão de Tapejara ao programa foi formalizada em janeiro deste ano, com o envio do formulário de inscrição. Após a divulgação dos municípios contemplados em março, Tapejara recebeu o convite para participar do evento de entrega, que culminou na chegada de 71 kits à cidade.

O prefeito Evanir Wolff (Big) recebeu os kits em Tapejara ao lado da coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Rosilene Col Debella, destacando a importância dessa parceria com o governo estadual e ressaltando como será fundamental para as gestantes do município.