Educação
Prefeitura de Tapejara promove roda de conversa em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Na ocasião, ainda foram apresentados detalhes sobre o Núcleo de Atendimento Especializado que será inaugurado em poucas semanas pela Gestão Big-Gipe
Publicado em 03/04/2024 às 17:10

Na noite de terça-feira (2), a Secretaria de Educação de Tapejara promoveu uma roda de conversa nas instalações da nova EMEI Denise Maria Fontana de Oliveira, situada no prédio da antiga Apae, como parte das comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta data.

O evento proporcionou um espaço de diálogo e troca de experiências entre mães de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista e outras deficiências e/ou síndromes. As mães tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, desafios e estratégias de convivência com seus filhos, além de discutir sobre a rotina e necessidades especiais de suas crianças.

A coordenadora-geral de Educação, Jaqueline Palma, destacou os investimentos realizados pela administração municipal para promover a inclusão na Rede Municipal de Ensino. Ela ressaltou a contratação de profissionais especializados, a aquisição de materiais pedagógicos, formações e outras medidas para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todas as crianças.

Jaqueline aproveitou a oportunidade para anunciar a inauguração, em breve, de um Núcleo de Atendimento Especializado. Localizado na escola Giocondo Canali, o espaço contará com profissionais capacitados e treinados para atuar na educação de crianças e adolescentes com autismo ou outros transtornos. Além disso, a coordenadora de Educação Infantil, Claudia Dall’igna, apresentou o novo espaço que está sendo ampliado pela gestão Big-Gipe, em anexo à Escola Municipal Giocondo Canali.

A coordenadora de Educação Especial do município, Patrícia Martineli, detalhou que o núcleo contará com uma sala para atendimento especializado na ciência ABA (Análise do Comportamento Aplicada), um método reconhecido internacionalmente pela sua eficácia no tratamento do autismo. A terapia ABA visa promover o ensino individualizado, abordando diversos aspectos do desenvolvimento das crianças atípicas.

Patrícia explicou que a terapia ABA não é exclusiva para o autismo, mas pode ser aplicada em diferentes contextos para promover o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentais.

Os profissionais que irão trabalhar com a terapia ABA serão formados e treinados para buscar desenvolver o máximo das capacidades de cada criança. Além disso, o núcleo contará com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, fisioterapeutas e educadores físicos, todos com formação na área.