Gabinete
Prefeito Big destaca: “Juntos sonhamos. Juntos conquistamos”, em audiência com o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, sobre a pavimentação Tapejara a Água Santa
Prefeito lidera movimento que busca sensibilizar o governo gaúcho sobre a importância de pavimentar uma da mais importantes rodovias do Estado
Publicado em 28/03/2024 às 15:37

Na quarta-feira (27), uma importante audiência, articulada pelo deputado estadual Guilherme Pasin, foi realizada em Porto Alegre, onde autoridades estaduais e regionais se reuniram para reiterar ao governo do Estado do Rio Grande do Sul a urgência e a importância da pavimentação asfáltica da ERS-428, que liga Tapejara a Água Santa, em um trecho de 10,8 quilômetros.

Solicitada pelo prefeito Evanir Wolff (Big), a audiência contou com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos, e teve como destaque a relevância estratégica da rodovia até então não pavimentada. A ERS-428 desempenha um papel fundamental como corredor de desenvolvimento entre o Alto Uruguai, o Nordeste gaúcho, a Serra e a Região Metropolitana do RS. O asfaltamento desta via promete impulsionar a economia e a logística da região.

Desde 2008, a demanda pela pavimentação é uma reivindicação antiga da comunidade regional. Em agosto de 2023, um evento em Tapejara reuniu líderes empresariais, deputados, secretários estaduais e prefeitos, com foco na importância da pavimentação para a conexão entre Tapejara e Água Santa, bem como para o desenvolvimento regional. Esse movimento, também criado pelo prefeito Big e intitulado "JUNTOS SONHAMOS. JUNTOS CONQUISTAMOS", foi iniciado em Tapejara, com o objetivo de sensibilizar o governo gaúcho sobre a importância vital desta rodovia e a urgência da obra de pavimentação. Presente também no encontro, o secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, reiterou a necessidade da obra, enfatizando que estará atento às demandas da região e que, como liderança política, estará junto aos municípios em busca do desenvolvimento, como é o caso de Tapejara e de Água Santa.

Durante a reunião em Porto Alegre, o prefeito Big apresentou dados detalhados sobre a região, incluindo mapas do trajeto da rodovia, enfatizando ainda mais a necessidade da obra. Ele expressou confiança no que disse o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, sobre a possibilidade de que o processo de licitação para a execução da obra ocorra ainda este ano, como sendo uma obra prioritária para o governo estadual, considerando que o projeto técnico está concluído e, em análise, no Daer.

Também presente, o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino explicou que existe a probabilidade da obra ter início no fim deste ano, caso o processo de licitação esteja concluído. “Importante fazer um agradecimento a todos que estiveram unidos neste momento e que participaram desta reunião para somarmos força para que a região cresça. Por isso, articulamos em conjunto este momento, porque entendemos que não podemos caminhar sozinhos ou pensar separado visando ações próprias. Precisamos pensar no coletivo e estamos fazendo isso, sem excluir ninguém”, comentou Big.

Além do prefeito de Tapejara, outros prefeitos da região, como Eduardo Picolotto (Água Santa), Anildo Costella (Vila Lângaro) e Alcenir Dalmago (Gentil), estiveram presentes, destacando a importância da obra e seu impacto positivo na região.

Também participaram do evento assessores de representantes políticos, como Gislaine Rosa, da equipe do deputado federal Lucas Redecker; e os deputados estaduais Guilherme Pasin, Nadine Anflor e Luciano Silveira. Também estiveram presentes o diretor do Departamento de Articulação entre Municípios da Secretaria Estadual da Educação, Arlindo Lopes e o assessor da Pasta, Diego Antônio de Oliveira.

Representantes do setor empresarial também acompanharam a audiência, reforçando o apoio ao movimento e da necessidade da obra, como os empresários Odil Leo Bianchini, Valdir Pietrobon, Lacir Nervo e Orildo Belegante, além do presidente da Acisat, André Scuro e demais lideranças da região. O vice-prefeito de Tapejara, Rodinei Bruel (Gipe) e o secretário de Desenvolvimento Industrial e Comercial, Carlos Eduardo de Oliveira também participaram da audiência com o prefeito Big.