Gabinete
AL reconhece Tapejara como a “Terra do Empreendedorismo e de Oportunidades”
Projeto teve nove votos favoráveis a zero e segue para ser sancionado pelo governador Eduardo Leite
Publicado em 13/06/2023 às 18:41

A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa (AL) aprovou nesta terça, 13 de junho, o Projeto de Lei 191 /2022, que declara Tapejara, “Terra do Empreendedorismo e de Oportunidades”. De autoria da deputada estadual Silvana Covatti (Progressistas), a matéria teve nove votos favoráveis a zero. O Projeto já havia passado por outras comissões e, agora, seguirá diretamente para a sanção do governador Eduardo Leite, sem precisar passar no plenário da casa legislativa. O chefe do Executivo estadual tem 15 dias para sancionar o documento, transformando-o em Lei.

Em sua justificativa ao projeto, Silvana Covatti lembra que Tapejara tem aproximadamente 28 mil habitantes e “que se abre para novos horizontes, com crescimento e evolução”.

“É um município com potencialidades distribuídas em indústrias (46%), agronegócio (28%), comércio (17%) e serviços (9%) do total de retorno do ICMS”, informa a deputada.

Localizada a 296 quilômetros de distância da capital, Porto Alegre e 54 de Passo Fundo, Tapejara é considerada referência em sua microrregião. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre 2021 e 2022, o número de empregos no município teve saldo positivo, com quase 600 novos postos de trabalho.

“Este resultado é fruto do esforço coletivo e diário de homens e mulheres que acreditam na força do trabalho e no poder de transformação que cada emprego gera para a sociedade”, resume Silvana Covatti.