Agricultura
I Seminário Técnico Hortifruticultura é realizado em Tapejara
Evento aconteceu no auditório do Centro Cultural
Publicado em 26/05/2023 às 16:41

Na quinta-feira (25), foi realizado no auditório do Centro Cultural, o I Seminário Técnico Hortifruticultura, que contou com o apoio do Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, juntamente com a Emater/RS Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, Sindicato Rural, Senar, Sicoob, Agrícola DB, AZ Agroflores, Uniagro, Biotrop, Samo Fertilizantes.

O Seminário foi idealizado pelo Técnico em Agropecuária Mauro Dalposso, com intuito não apenas de trazer conhecimento e troca de experiências para os produtores de alimentos, mas também incentivar e reconhecer a importância do seu papel na sociedade.

O evento iniciou com a palestra, que teve como tema “Desafios da nutrição com resultado”, ministrada pelo palestrante Samuel Bach, onde falou sobre os desafios e condições de produção e cultivo.

Na sequência, foi abordado o assunto “Cultivo em Substrato: qualidade com rentabilidade”, apresentado pelo palestrante, Cleber Renato Zortea, onde citou as formas, locais e manejo de cultivos, além da importância do conhecimento para ter rentabilidade.

Na parte da tarde, foi dado seguimento com os palestrantes Diego Hobold Mendes e Janaína Stroeher, onde foi abordada a temática “Manejo de Pragas e Doenças, com ênfase no controle biológico com resultados”, onde foi apresentado as formas e produtos para prevenção e trato de pragas e doenças nas plantas.

O evento foi finalizado com a explanação do produtor rural de morangos, Jeferson Migon, onde citou sobre sua experiência na produção e comercialização.

Estiveram presentes, o prefeito Evanir Wolff (BIG); o vice-prefeito, Rodinei Bruel (Gipe); o presidente da câmara de vereadores, Déberton Fracaro; o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Eduardo Bortoloto (Tilico), e demais secretários; coordenadores; servidores; e estudantes.