Palestra "Autismo na visão de um autista" reúne mais de 500 pessoas em Tapejara
Com apoio da Apae e do espaço TEAcolho, Secretaria de Educação promove evento sobre autismo ministrado pelo palestrante Marcos Petry
Publicado em 29/03/2023 às 16:15

A Secretaria de Educação, em parceria com a Apae e o espaço TEAcolho, promoveu na noite de terça-feira (28), no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, a palestra "Autismo na visão de um autista", apresentada por Marcos Petry, um renomado palestrante que viaja pelo Brasil compartilhando suas experiências e conhecimentos sobre autismo. Além de escritor de quatro obras publicadas ("Contos de Meninos e Meninas", "Contos de Homens e Mulheres", "Memórias de um Autista por Ele Mesmo", "Memórias de um Autista II" e "Muito Prazer eu Sou Autista"), Marcos é poliglota e músico com um canal no YouTube.

O evento foi iniciado pela coordenadora de Ensino Fundamental Elaine Hanel, que apresentou dados sobre o autismo no município, onde existem 58 pessoas diagnosticadas com o espectro autista, incluindo crianças e adultos, e 30 crianças que estão em processo de avaliação. Em seguida, a coordenadora de Educação Infantil Claudia Dall'Igna, que é mãe de uma criança autista, enfatizou a importância do diagnóstico precoce e do apoio familiar e escolar.

A palestra começou com a mãe de Marcos, Arlete Petry, compartilhando informações sobre o diagnóstico e a infância de seu filho, destacando a importância da paciência, persistência e autonomia para as crianças. Em seguida, Marcos ressaltou a importância da família e de uma rede de apoio e estímulos para autistas e seus familiares, e discutiu as características do autismo, o comportamento dos autistas e as dificuldades que as crianças enfrentam no aprendizado e na vida social. Ele também exemplificou formas de ensino que podem ser aplicadas por escolas e professores para melhor auxiliar os alunos autistas.

No final da palestra, Petry cantou músicas em vários idiomas e agradeceu ao público presente, que contou com mais de 500 pessoas. Também subiram ao palco autoridades locais, incluindo a primeira-dama Nara Terezinha Wolff; o vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), representando o prefeito Evanir Wolff (BIG); a esposa do vice-prefeito, Vanderleia Favretto; a coordenadora de Educação Especial, Patrícia Scariot; a diretora pedagógica da Apae, Carla Favretto Rigon; a presidente da Apae, Maristela Rech; e a coordenadora geral de educação Jaqueline Palma.