Saúde
Governo de Tapejara realiza ação de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero e mama
Atividades foram promovidas na ESF Santa Paulina em alusão ao Março Lilás
Publicado em 29/03/2023 às 14:58

Na terça-feira (28), a ESF Santa Paulina realizou uma ação de atendimento em horário estendido, como parte das atividades do Março Lilás, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de colo de útero. Durante a ação, foram oferecidos diversos serviços de saúde para a população.

Entre os atendimentos realizados, destacam-se os preventivos, que tiveram um total de 16 exames realizados. O preventivo é um exame simples, rápido e indolor, que tem como objetivo detectar alterações nas células do colo do útero, permitindo o diagnóstico precoce do câncer de colo do útero.

Além dos preventivos, foram realizadas nove solicitações de mamografia, e uma solicitação de ultrassom de mamas. Ambos os exames são importantes para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Também, foram oferecidos testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites virais.

Outros serviços oferecidos na ação incluíram atualizações de cadastros, com um total de 18 atualizações realizadas, e orientações odontológicas, com seis atendimentos. Esses serviços são fundamentais para garantir o acesso à saúde e prevenção de doenças.

Conforme o prefeito Evanir Wolff (BIG), o atendimento em horário estendido no posto Santa Paulina foi um importante passo para a promoção da saúde da população, especialmente no que diz respeito à prevenção do câncer de colo de útero e de mama. “A conscientização sobre a importância da prevenção e detecção precoce dessas doenças é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar das mulheres tapejarenses”, comentou.