Saúde
Garantia de direitos e defesa do SUS são temas centrais na 11ª Conferência Municipal de Saúde de Tapejara
O evento reuniu profissionais da saúde, autoridades, servidores e usuários dos serviços sociais ofertados pelo município
Publicado em 24/03/2023 às 11:46

A Secretaria da Saúde e o Conselho Municipal da Saúde de Tapejara realizaram, na quinta-feira (23) a 11ª Conferência Municipal de Saúde no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira, sob o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. O evento contou com a presença de profissionais da saúde, autoridades, servidores e usuários dos serviços sociais oferecidos pelo município. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juliana Girotto, iniciou a conferência destacando a sua importância na avaliação da situação da saúde e na proposição de melhorias em nível municipal, estadual e nacional.

O secretário de Saúde, André Rodrigues da Silva, também reforçou a importância do evento como um momento para representantes da sociedade civil e do governo municipal buscarem formas de qualificar os profissionais da saúde. O vice-prefeito, Rudinei Bruel (Gipe), representando o Prefeito Evanir Wolff (BIG), em sua fala, ressaltou a relevância do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece benefícios gratuitos para toda a população, sendo um exemplo para outros países. Também, participaram da abertura a coordenadora médica da Secretaria de Saúde, Meiruele Machado Pozzer e a vereadora Rita Scariot Sossella, representando o presidente do Legislativo, Déberton Fracaro (Betinho).

Após os pronunciamentos das autoridades, foi realizada uma apresentação artística pelos integrantes do CAPS Fabiana Sager, seguida da leitura e validação do regimento interno. Em seguida, foi iniciado o painel com o secretário de saúde, André Rodrigues da Silva, representantes do Hospital Santo Antônio e o painelista Elton Mateus Vaz Lima, que abordaram o tema central do evento e os eixos temáticos: I. O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II. O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III. Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV. Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Na parte da tarde, a programação continuou com uma apresentação artística da APAE, além do trabalho de grupos temáticos, plenária final com a apreciação das propostas dos grupos temáticos e a escolha dos delegados para a 9ª Conferência Estadual da Saúde. No final, foi lida a ata e o relatório da conferência e realizado o encerramento do evento.