Agricultura
Projeto de controle populacional de cães e gatos é criado pelo Governo de Tapejara
Projeto é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente em parceria com a Apata
Publicado em 24/03/2023 às 08:44

A alta taxa reprodutiva de cães e gatos tem gerado um descontrole populacional desses animais em Tapejara, principalmente nas vias públicas. Este aumento tem gerado preocupações com a saúde pública, além de aumentar o número de acidentes como atropelamentos, mordeduras e zoonoses.

Para enfrentar essa situação, o Governo BIG e Gipe, através da Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, criou, em parceria com a Associação de Proteção dos Animais de Tapejara (Apata), o Projeto de Controle Populacional de Cães e Gatos.

A ação tem como objetivo principal reduzir a proliferação de cães e gatos, através da castração de fêmeas e da microchipagem, que possibilita a identificação do animal e de seus proprietários. Além disso, o projeto promoverá a educação em saúde, guarda responsável e controle populacional. As famílias cadastradas no projeto que declararem baixa renda terão direito ao procedimento de ovariohisterectomia e microchipagem gratuitamente.

Segundo o prefeito Evanir Wolff (BIG), a iniciativa tem como objetivo não só controlar a população de cães e gatos, mas também proporcionar bem-estar aos animais, prevenindo doenças futuras e garantindo uma melhor qualidade de vida para eles. “O projeto demonstra o compromisso do município em garantir o bem-estar dos animais e a saúde pública, além de promover a educação em saúde e a guarda responsável”, enfatizou BIG.

Conforme o secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Eduardo Bortoloto (Tilico), a inscrição no Projeto se dará através de contato realizado junto à Secretaria. “O proprietário/tutor realiza o cadastro para a castração na Secretaria de Agricultura. Ele deve estar munido de documento de identificação (RG e CPF), comprovante de endereço e comprovante de inscrição de programas sociais - Cadastro Único, realizado junto à Secretaria de Assistência Social”, explicou Tilico ao mencionar que, após a realização destes trâmites, os cadastros serão encaminhados até a empresa credenciada pelo município para a realização da castração e o proprietário/tutor contemplado, será informado sobre o agendamento do procedimento bem como os cuidados pré-operatórios.

Os procedimentos de castração iniciam ainda nesta semana. No total, Tapejara contará com 200 vagas de castrações entre os encaminhamentos feitos diretamente pela administração municipal e pela Apata. O valor investido, nesta ação, com recursos próprios do município, chega a R$ 70 mil.

Na terça-feira (21), o prefeito BIG, juntamente com o secretário Eduardo Bortoloto (Tilico), e a coordenadora da Pasta, Vanessa Piroli, entregaram um termo de cedência para a Associação de Proteção dos Animais de Tapejara (Apata). Essa ação irá contemplar às demandas de castração de fêmeas, atendidas pela Associação, bem como dos cuidadores voluntários envolvidos na proteção e controle dos animais abandonados.