Secretaria de Saúde inicia curso para gestantes
Encontro teve o objetivo de repassar informações sobre gestação, parto e pós-parto
Publicado em 23/03/2023 às 17:15

A Secretaria de Saúde de Tapejara deu início ao Grupo de Pais e Gestantes 2023 na noite de quarta-feira (22). O encontro, que aconteceu no Salão da Terceira Idade e reuniu gestantes e seus companheiros, iniciou com a palestra do ginecologista e obstetra, Mário R. Blaya, sobre o tema "Mudanças no corpo da mulher". Durante a palestra, foram abordados assuntos relacionados ao sono, mudanças hormonais, físicas e mentais das grávidas, além de informações importantes sobre pré-natal, alimentação adequada e exercícios físicos durante a gestação. O médico também explanou sobre parto, pós-parto e amamentação.

A segunda palestra da noite foi ministrada pela fisioterapeuta Carla Scariot. Ela apresentou exercícios de relaxamento utilizando a técnica indiana milenar Shantala, que traz diversos benefícios para o desenvolvimento do bebê, como ativação circular sanguínea e linfática, ampliação da capacidade respiratória, alívio e prevenção de cólicas e gases, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho. A fisioterapeuta também mostrou de forma prática o passo a passo de como realizar a massagem.

Ao final do encontro, houve um sorteio de brindes para o público presente. O curso ainda terá mais duas reuniões, sendo a próxima no dia 12 de abril, abordando temas como odontologia na gestação e pós-parto, início do pré-natal, doenças comuns na primeira infância e vacinas. O encerramento será no dia 03 de maio, com assuntos sobre o primeiro dia e banho do bebê, alimentação saudável, puerpério e participação dos pais.

Também, prestigiaram o evento o secretário de Saúde, André Rodrigues da Silva, o vereador Everton Rovani, além de servidores e demais colaboradores da Secretaria de Saúde.