Brasão do município
Logo do município
Indústria e Comércio
Estudantes do Senai apresentam projetos sobre administração de empresas
Estudantes do Senai apresentam projetos sobre administração de empresas
A turma de Assistente Administrativo do Senai composta por 49 alunos, subdivididos em nove grupos, realizou na quinta-feira (14), no Ginásio da Emef Giocondo Canali, uma mostra para expor trabalhos de pesquisa para a instalação de empresas fictícias (indústrias). Segundo o coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Tapejara, Matheus de Paula, que prestigiou a mostra dos trabalhos, os integrantes dos grupos buscaram um segmento de mercado para desenvolver seus projetos e o produto que seria produzido por estas empresas. A atividade iniciou com o processo documental, seguido pelo desenvolvimento do contrato social da empresa, da razão social, nome fantasia, organograma de funções, contratação e demissão de funcionários, além de treinamentos dos funcionários, de acordo com as legislações da CLT e de Segurança do Trabalho. “Na sequência, iniciaram a pesquisa e o desenvolvimento do fluxo dos produtos, levantando todo o processo e seus custos fixos e variáveis, eles aprenderam na prática a utilizar ferramentas de qualidade e de cálculos e, também, aprenderam onde estão localizados obstáculos de produção e financeiro. Algumas das empresas ‘fecharam suas contas no vermelho’, sendo necessário a análise e estudo de viabilidade para continuarem com seus negócios”, explicou o coordenador, informando ainda que os alunos realizaram outros processos que envolvem a administração de uma empresa. Ainda, conforme o coordenador, os grupos projetaram maquetes que representaram a estrutura física de suas empresas. “A maquete contempla os setores administrativos e produtivos, sendo necessário o aprofundamento do estudo de todos os processos desenvolvidos, os equipamentos necessários, matéria-prima e mão de obra ”, comentou ao relatar que os estudantes apresentaram a empresa, os setores administrativos e produtivos, além de treinarem, na prática, o atendimento ao cliente, o marketing de vendas, a negociação e a pesquisa de mercado. A atividade teve o acompanhamento da professora Cleusa Girardi que é bacharel em administração e especialista em Gestão de Projetos. Pós-graduada em docência para ensino técnico e superior. Auditora líder da ISO9001:2015. Como funciona o Programa Jovem Aprendiz Os alunos aprendizes do Senai são indicados por indústrias locais, que os mantém no curso em meio turno, pagando um valor de bolsa de estudo, para suprir os seus gastos no curso, enquanto estão participando. Para ser aluno aprendiz do Senai, deve ter entre 14 a 24 anos e estar cursando o ensino médio e ser indicado por uma empresa. A próxima turma terá início em fevereiro/2022, sendo o curso de logística.
17/10/2021
Gabinete
Resolvido o fornecimento de água no Bairro São Paulo
Resolvido o fornecimento de água no Bairro São Paulo
Um antigo problema que causava transtornos à população do Bairro São Paulo, principalmente aos finais de semana, foi solucionado a partir da articulação feita pelo governo BIG e Gipe juntamente com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), responsável pelo fornecimento de água no município de Tapejara. Recentemente a Corsan finalizou as obras de instalação de duas novas redes de água, proporcionando melhor abastecimento para esta área da cidade. O prefeito de Tapejara Evanir Wolff (BIG) comentou que até pouco tempo, por conta da demanda, os 1,2 milhão de litros de água/dia utilizados eram insuficientes para o abastecimento. Agora, com a finalização da obra, serão fornecidos por dia mais de 2 milhões de litros de água/dia para o Bairro São Paulo. “Resolver este problema era um dos nossos compromissos, uma vez que esta situação existia há muitos anos e nunca foi solucionado. Agora, comemoramos mais esta conquista em menos de um ano de governo. Entendemos que ter acesso a água de qualidade é essencial, pois estamos tratando de bem natural, necessário e uma questão de saúde pública. É inadmissível que um Bairro do porte do São Paulo tivesse ainda este tipo de problema de falta de água”, destacou o prefeito, lembrando das várias articulações feitas com representantes do governo do Estado e gestores da Corsan para solucionar esta questão que se estendia há vários anos. De acordo com o gerente da Corsan em Tapejara, Antonio Generali, desde a conclusão da primeira etapa da obra em 1º de agosto, não houve registro de falta de água no Bairro São Paulo. “Estamos há mais de 75 dias monitorando o abastecimento na região e felizmente não houve mais registros da falta de água, por conta de soluções encontradas para resolver o problema na parte estrutural da rede”, comentou Generali ao informar ainda que as taxas e tarifas não sofrerão qualquer alteração e outras demandas também serão atendidas no município. Obra A Corsan construiu uma nova rede de água interligando o ‘poço 1’ e o ‘poço 4’ para aumentar o abastecimento no Bairro São Paulo. Uma rede passa pelas ruas Alberto Pasqualini, Pedro Rebeschini e Anério Borges. A outra rede segue pelas ruas Leorindo Cavichioli, Nove de Agosto, Luís Sitta e Manoel Teixeira. No total, são aproximadamente dois quilômetros de nova tubulação.
16/10/2021
Saúde
Secretaria de Saúde promove palestra para servidores
Secretaria de Saúde promove palestra para servidores
Os servidores da Secretaria da Saúde de Tapejara estiveram no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira na tarde de quarta-feira (13) para assistir a palestra “Mulher: fonte de força e luz” proferida pela mestre em Enfermagem e analista comportamental, Débora Dalegrave. Ainda, durante o encontro, o público pode assistir um vídeo, onde as profissionais da Secretaria da Saúde Leonira Zorzetto, Claudia Seben, Claudia Fontana e Marizete Bolsonelo contaram suas experiências no processo de doença e cura de diferentes tipos de canceres. A palestrante, por meio de sua fala e de dinâmicas com o público, destacou a importância de olhar para si e de se cuidar antes de cuida do outro. “Precisamos estar bem e nos conhecer para podermos acolher o outro e suas necessidades. Estamos vivendo um momento em que esquecemos de olhar para ‘dentro’ e prestarmos atenção no que nos faz realmente felizes, podendo sentir todas as sensações de forma integral e plena”, ressaltou Débora. O prefeito Evanir Wolff (BIG) agradeceu a presença de todos e, por meio da metáfora da Parábola do Semeador, destacou a relevância de sermos proativos. “Todos sabemos que se semearmos, vamos colher. Precisamos sair da onde estamos, da zona de conforto e fazermos a diferença para o bem de todos”, lembrou o prefeito. O secretário da Saúde Rangel Antonio A. Maciel observou que o engajamento de todos faz a diferença nos resultados. “Estamos focados em atender da melhorar forma possível todos os tapejarenses, mas para isso é necessário que cada uma contribua neste processo”, mencionou o secretário, lembrando que o Outubro Rosa tem uma vasta programação que engloba desde a coleta de exames, palestras, mini feiras até a realização de testes rápidos para detecção de outras doenças que podem acometer as mulheres. A coordenadora operacional da Secretaria da Saúde, Fernanda Bortoluzzi, entregou uma lembrança às mulheres que participaram do vídeo e disse da sua emoção em fazer parte da história delas. “Vocês são nossa inspiração. Precisamos nos espelhar em mulheres como vocês, que enfrentaram a doença e souberam superar todos os desafios com muita garra e fé para seguirmos em frente”. Todas as informações sobre a programação alusiva ao Outubro Rosa podem ser acessada nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Tapejara.
15/10/2021
Educação
Alunos da Escola Benvenuta Sebben Fontana desenvolvem projeto voltado ao plantio de hortaliças e legumes
Alunos da Escola Benvenuta Sebben Fontana desenvolvem projeto voltado ao plantio de hortaliças e legumes
Os alunos do 5º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benvenuta Sebben Fontana, em Vila Campos, desenvolvem atividades do projeto Horta Orgânica, que tem o objetivo de trabalhar a interdisciplinaridade com a participação efetiva dos alunos por meio do plantio de hortaliças e legumes em canteiros preparados no entorno do educandário. De acordo com o prefeito Evanir Wolff (BIG), as atividades promovidas integram a didática proposta pelo Sistema Integrado do Aprende Brasil, adquirido neste ano pela gestão BIG e Gipe. O objetivo deste método de ensino é melhorar da qualidade da educação em Tapejara. “As escolas municipais estão trabalhando com a interdisciplinaridade e com a efetiva participação dos alunos em atividades práticas. A pandemia tirou muito das atividades coletivas e ao ar livre dos nossos alunos, por isso, as atividades concretas e com trabalho coletivo e manual são importantes para minimizarmos este afastamento que, felizmente, está sendo superado graças a todo trabalho realizado através de campanhas de vacinação e medidas de controle e prevenção à Covid”, enfatizou o prefeito. Conforme o secretário da Educação Paulo Cesar Langaro, os professores de diferentes disciplinas usam as cultivares para ampliar as informações e o conhecimento, tornando o ensino-aprendizagem mais concreto e real. “Essas atividades ampliam o interesse do aluno e torna significativo o conhecimento adquirido, atrelando a atividade ao ar livre a instrumentos reais de aprendizado”, finalizou.
15/10/2021
Brasão rodape
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
     
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000
CNPJ: 87.615.449/0001-42
Telefones: (54) 3344 4700
E-mail: recepcao@tapejara.rs.gov.br
Clique aqui para fazer o download da Marca / Logo da Administração Municipal 2021-2024.
PREFEITURA DE TAPEJARA - Copyright 2021 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Orange Tecnologia para Internet.