A noite de segunda-feira (4) foi marcada por celebração e memória em Tapejara. Como parte das comemorações pelos 70 anos de emancipação político-administrativa, o município apresentou a nova versão do hino municipal e homenageou os quatro municípios que, ao longo das décadas, surgiram a partir de seu território: Água Santa, Charrua, Vila Lângaro e Santa Cecília do Sul.
O evento, promovido pela Prefeitura de Tapejara, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Turismo e Juventude, em parceria com o Instituto Vívere, reuniu autoridades municipais e regionais, lideranças comunitárias e a população no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira. A iniciativa integra a série de programações alusivas aos 70 anos do município. Participaram prefeitos e vice-prefeitos dos municípios homenageados, vereadores, secretários, coordenadores, ex-prefeitos e as soberanas de Tapejara.
Hino regravado com 70 vozes
A cerimônia contou com a apresentação da regravação do hino municipal, composto em 2007 por Fabrício Sguissardi Basso, vencedor de concurso promovido na época pelo então prefeito Juliano Girardi, presente ao ato. A composição foi criada como homenagem ao avô do autor e consolidou-se como símbolo da identidade tapejarense.
A nova versão reuniu 70 vozes dos corais do Grupo Integrado da Terceira Idade (GITI), Alegria de Viver, Estrelas de Luz, Grupo Ágape e Coral Infantojuvenil da AABB. A direção musical foi de Ervan Silveira e Felipe César Mesavila, com auxílio de produção de Anderson Andreolla. As percussões foram executadas por Ervan Silveira, os arranjos de metais por Cristiano Scheifler e a gravação realizada por Dague Colombelli no Estúdio D, em Passo Fundo. A produção audiovisual ficou a cargo da Clik Produtora. Durante a cerimônia, Eliane Fátima Sguissardi, mãe do compositor Fabrício, foi homenageada e recebeu uma placa de reconhecimento entregue pelo secretário municipal Rodrigo Dalmina.
Reconhecimento aos municípios emancipados
Prefeitos e vice-prefeitos dos municípios que já integraram Tapejara destacaram a ligação histórica e afetiva com a cidade-mãe. O vice-prefeito de Água Santa, José Lorençon, relembrou a emancipação ocorrida em 1987 e expressou a gratidão da comunidade pela história compartilhada com Tapejara. O prefeito de Charrua, Gerso Roncaglio, ressaltou a conquista da emancipação em 1992 e lembrou que a recente ligação asfáltica entre os municípios reforça a união regional. Já o prefeito de Vila Lângaro, Anildo Costella, enfatizou que o exemplo tapejarense serviu de inspiração para o desenvolvimento das cidades vizinhas. Representando Santa Cecília do Sul, município emancipado em 2001, o vice-prefeito Maicon Zago dos Santos afirmou que o crescimento de Tapejara reflete diretamente no progresso das cidades que dela se originaram.
Ao final, placas comemorativas foram entregues às autoridades dos municípios emancipados pelo prefeito Evanir Wolff (Big), pelo vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), pela primeira-dama Nara Terezinha Wolff e por Vanderléia Favretto, esposa do vice-prefeito.
Falas e homenagens
O vereador Everton Rovani representou o Legislativo e destacou o papel histórico das administrações no crescimento de Tapejara. O vice-prefeito Gipe lembrou suas origens em Água Santa e disse considerar-se “neto de Tapejara”, reforçando a união entre os municípios da região.
Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Evanir Wolff (Big) afirmou que a homenagem foi pensada para reconhecer a trajetória dos municípios emancipados e a importância da união regional. Ele também destacou investimentos recentes na saúde, incluindo recursos de mais de R$ 6 milhões para o Hospital Santo Antônio e o reforço de atendimentos especializados. “Esta noite é para celebrar pessoas, história e pertencimento. Tapejara é mãe gentil, e seus filhos são motivo de orgulho. Unidos, continuaremos fazendo desta região um corredor de desenvolvimento”, afirmou o prefeito.
Encerramento
Após a entrega das homenagens, os corais retornaram ao palco para interpretar novamente o hino municipal, encerrando a cerimônia sob aplausos do público. O evento integra a programação oficial dos 70 anos de Tapejara, que seguirá com atividades culturais, esportivas e comemorativas ao longo do ano.