A Gestão Municipal, por meio, da secretaria de Educação, tem se dedicado para promover ações educativas, que garantam o desenvolvimento escolar, através, de iniciativas que fortaleçam o vinculo com as tradições e, assim, formar cidadãos comprometidos com a cultura de Tapejara.
Por isso, com o objetivo de resgatar e valorizar a história, a cultura e os sentimentos de pertencimento à comunidade tapejarense, na manhã de segunda-feira (28) a Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Borba promoveu mais uma edição do projeto Hora Civica, em celebração aos 70 anos de emancipação de Tapejara. A ação foi conduzida pelas turmas do 4º ano (1 e 2), sob orientação das professoras Leia Cristina Rampazzo e Vânia Brasil e envolveu toda a comunidade escolar.
A programação teve início com a declamação da poesia "Senhor dos Caminhos", da escritora local, Tati da Rosa Crestani, que teve sua obra escolhida, porque, ela reforça o vinculo afetivo e cultural com Tapejara, além de homenagear os talentos da terra.
Na sequência do evento, através, de cantos e coreografias tradicionais, o grupo de danças indigenas Fag Mag (Pinheiro Grande) da Reserva Indigena do Ligeiro, município de Charrua, compartilhou uma apresentação que demonstrou a força da natureza e a ancestralidade, homenageando um dos povos formadores da identidade tapejarense o Kaigang.
Nesse sentido, a secretária Municipal de Educação, Jaqueline Palma, ressaltou a importância de iniciativas como essa para fortalecer os laços da escola com a comunidade e para promover o desenvolvimento de uma educação que valorize as raízes culturais. "Quero agradecer, a direção da escola, por todo aprendizado e por nos proporcionar momentos assim, tão importantes para a cultura do nosso Municipio", frisou.
O projeto Hora Cívica, busca envolver toda a comunidade escolar em momentos de reflexão e valorização da cidadania, reforçando seu compromisso com a formação de estudantes conscientes, respeitosos e conectados com a história do Município.