Aberta a programação dos Festejos Farroupilha 2023 de Tapejara
Cerimônia foi realizada na manhã de sexta-feira (15), com a chegada da Chama Crioula ao Parque Municipal Ângelo Eugenio Dametto
Publicado em 15/09/2023 às 15:17

A programação alusiva aos Festejos Farroupilha 2023 em Tapejara teve início na manhã de sexta-feira (15), no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto, com a chegada da chama crioula. A centelha, que foi conduzida do Centro Administrativo Municipal Padre Raimundo Damin até o parque pelo Grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias, foi recebida pelo prefeito Evanir Wolff (Big); pelo vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe) e pela vereadora Rita Scariot Sossella, que representou o presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara, Déberton Fracaro (Betinho).

A programação está sendo promovida pela Gestão Big-Gipe, através da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, com o apoio do CTG Manoel Teixeira e do Grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias. Este ano, o tema escolhido para os Festejos Farroupilha é o centenário da Revolução de 1923.

A cerimônia de abertura também contou com a presença de secretários, servidores, coordenadores, representantes do Grupo Rota das Araucárias, do CTG Manoel Teixeira, Brigada Militar, Bombeiros Voluntários e membros da imprensa. Além disso, estiveram presentes os membros da Gestão de Prendas e Peões da 7ª Região Tradicionalista: Enzo Romansin (1º piá), Francisco Fiabane (1º Guri Farroupilha) e Bianca Spagnol (1ª prenda Juvenil).

Em seu discurso, o prefeito Big expressou sua gratidão pela presença de todos e destacou a importância de compartilhar os valores fundamentais de igualdade, liberdade e humanidade, presentes na Bandeira do Rio Grande do Sul. Ele também mencionou a solidariedade dos tapejarenses e do povo gaúcho diante das tragédias naturais que afetaram o Estado nas últimas semanas.

O vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe) ressaltou a relevância da tradição gaúcha e enfatizou que as lutas pela justiça continuam. Ele exaltou o orgulho dos gaúchos e salientou que a Revolução não deve ser comemorada, mas sim o orgulho de ser gaúcho. O vice-prefeito apelou à solidariedade em meio às tragédias naturais e enfatizou a importância da paciência e da valorização da vida.

Representando o presidente da Câmara de Vereadores de Tapejara, Deberton Fracaro (Betinho), a vereadora Rita Scariot Sossella cumprimentou as autoridades presentes e exaltou a tradição gaúcha celebrada durante a Semana Farroupilha. Ela enfatizou o envolvimento da comunidade na celebração e destacou a importância de valorizar essa tradição.

O secretário de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Claudio Girardi, agradeceu a presença de todos e reconheceu a necessidade de manter viva a tradição gaúcha, mesmo diante de desafios. Ele mencionou a solidariedade diante das tragédias naturais e convidou todos a participarem das atividades da Semana Farroupilha, destacando a importância de refletir sobre a vida e o significado da celebração.

Representando a patroa do CTG Manoel Teixeira, Neusa Dalposso, Sirlei Tortini convidou todos a participarem das programações da Semana Farroupilha e do Jantar Farroupilha no CTG. Ela destacou a importância do evento para a cultura gaúcha.

Representando o Grupo Rota das Araucárias, o tradicionalista José Adelino Ramos da Silva (Têne) expressou sua gratidão e reconhecimento aos presentes, incluindo a Brigada Militar, os bombeiros voluntários e o Grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias. Ele compartilhou a história da chama crioula e pediu solidariedade em tempos difíceis. Têne enfatizou a importância da paciência e da valorização da vida, incentivando a fraternidade e a hospitalidade.

Os Festejos Farroupilha de Tapejara prometem ser uma celebração não apenas da cultura gaúcha, mas também da solidariedade e da reflexão sobre a história e os valores que moldam o Rio Grande do Sul. Desfiles, provas campeiras, jantares e bailes estão programados para os próximos dias, e a expectativa é de que todos aproveitem essa semana única de união e reconhecimento das raízes que tornam o estado especial. A programação completa dos Festejos Farroupilha de Tapejara pode ser conferida nas redes sociais da Prefeitura Tapejara.

Veja mais fotos clicando aqui.