Logo do município
Desenvolvimento Social
CREAS de Tapejara realiza oficina do Agosto Lilás e orienta sobre direitos das mulheres
CREAS de Tapejara realiza oficina do Agosto Lilás e orienta sobre direitos das mulheres
Na quinta-feira, 7 de agosto, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Tapejara promoveu a Oficina das Mulheres Vítimas de Violência, dentro da programação do Agosto Lilás. A atividade contou com a entrega da Mandala Lunar, ferramenta de autoconhecimento com aplicação terapêutica, doada pelo setor de projetos sociais da Mandala Lunar, Amaluna. O encontro também orientou as participantes sobre seus direitos e sobre os serviços disponíveis para proteção e apoio.O CREAS atende pessoas e famílias em situação de risco ou violação de direitos. Nos casos de violência contra a mulher, seja física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, a equipe técnica atua na execução de medidas protetivas encaminhadas pelo Poder Judiciário, com oficinas coletivas e atendimentos individuais. O trabalho é realizado de forma integrada com a Delegacia de Polícia, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha e o Judiciário.A equipe do CREAS é formada pela assistente social Eduarda Quatrin Casarin e pelas psicólogas Flávia Miotto e Suelen Scariot. Quando identificada situação de violência, o setor orienta sobre a solicitação da medida protetiva, realiza encaminhamentos para atendimento psicológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, quando necessário, concede benefício eventual de cesta básica, mediante avaliação socioeconômica. Todo o trabalho é realizado com garantia de sigilo profissional.
13/08/2025
Educação
Olimpíadas Escolares de Tapejara reúnem cerca de 1.090 estudantes das redes municipal, estadual e particular
Olimpíadas Escolares de Tapejara reúnem cerca de 1.090 estudantes das redes municipal, estadual e particular
A edição 2025 das Olimpíadas Escolares de Tapejara teve início na manhã desta segunda-feira, 11 de agosto, com cerimônia de abertura no Ginásio Albino Sossella. A programação segue até sexta-feira, 15 de agosto, reunindo cerca de 1.090 estudantes do Ensino Fundamental e Médio em diversas modalidades esportivas. Integrando as comemorações dos 70 anos de emancipação político-administrativa do município, o evento é promovido pela Prefeitura de Tapejara, por meio das secretarias de Educação e de Esportes, Cultura, Lazer, Turismo e Juventude.A abertura contou com a presença do vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), que representou o prefeito Evanir Wolff (Big), da secretária de Educação, Jaqueline Palma, do presidente do Legislativo, Carlos Eduardo de Oliveira, e do coordenador de Esportes do município, Ednilson de Quadros.Participam 10 instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular. O objetivo é promover a integração entre escolas e incentivar a prática esportiva a partir do 5º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, estimulando valores como respeito, cooperação, disciplina e inclusão.As disputas acontecem no Ginásio Albino Sossella, no Ginásio Lourenço José Dall’Olivo, na S.E.R.C. Funil e no Centro de Eventos Paraíso dos Doces, onde serão realizadas as provas de atletismo.As competições abrangem as modalidades de futsal, handebol, vôlei, queimada, badminton, tênis de mesa, xadrez, atletismo, com provas de 100 metros, 400 metros, salto em altura e salto em distância, e o jogo de cartas Uno. As disputas são realizadas nos formatos masculino, feminino e misto, conforme a característica de cada modalidade.Em seus pronunciamentos, as autoridades destacaram a importância do esporte como ferramenta de promoção da saúde, integração, socialização e bem-estar. Ressaltaram ainda que as Olimpíadas Escolares são uma oportunidade para que todos os estudantes participem das competições, sem restrições a modalidades específicas ou a grupos seletos de atletas, permitindo o engajamento de todas as escolas e garantindo acesso democrático ao esporte.
12/08/2025
Esportes
Sul-Brasileiro e Gaúcho de Motocross movimentam fim de semana em Tapejara
Sul-Brasileiro e Gaúcho de Motocross movimentam fim de semana em Tapejara
O Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto recebeu, no sábado (9) e no domingo (10), a 5ª etapa do Campeonato Gaúcho de Motocross (RSMX) e a abertura do Campeonato Sul-Brasileiro. As provas integraram a programação dos 70 anos de emancipação político-administrativa de Tapejara e reuniram pilotos, equipes e público de diversos municípios, estados e países.As disputas tiveram representantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de pilotos do Uruguai, Argentina, Paraguai e outros estados brasileiros, com predominância de competidores da região Sul. Ao longo das baterias, o público acompanhou provas das categorias MX4, MXJR, MX3, MX2, MX2JR, MX1, 65cc, Intermediária MX2 e Intermediária MX1. Entre os destaques, estiveram Cristian Kehl (MX4), Vicente Nunes (MXJR), Leonardo Dambrós (MX3) e o piloto tapejarense Pietro Piroli, representante da Yamaha Racing, que venceu tanto a MX2 quanto a MX1, consolidando-se como o principal nome da etapa. Também subiram ao lugar mais alto do pódio João Gabriel Wovst, o “Bolachinha” (65cc), Andres Ferreira (Int. MX2) e Otávio Zanatta (Int. MX1).Um dos momentos centrais do fim de semana foi a homenagem a Jair Costa, o “Bigode”, personalidade de destaque no motocross regional e nacional. Participaram do ato o prefeito Evanir Wolff (Big), o vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe), o presidente do Legislativo, Carlos Eduardo de Oliveira, o presidente da Federação Gaúcha de Motociclismo, Luizinho Rizzotto, o presidente do Motoclube Tapejara, Beto Urbanski, e o organizador do evento, Roberto Miguel Limberger (Zanela). Também estiveram presentes a esposa de Jair, Neiva, e os filhos André e Andreia.Reconhecido como piloto e dirigente, Jair organizou diversas competições, articulou parcerias e incentivou novos praticantes. Atuou para manter o motocross e o velocross ativos na região, participando tanto das provas quanto da estruturação dos eventos. Sua trajetória como competidor e organizador, aliada à relação próxima com pilotos, equipes e comunidades, deixou um legado que segue presente no motociclismo gaúcho.As provas também contaram com a presença de vereadores, secretários e servidores municipais, além de um público expressivo que reforçou a força do motocross em Tapejara. A estrutura contou com praça de alimentação, com o tradicional churrasco gaúcho, pontos de aquecimento, boxes e espaço para famílias.A organização foi da Zanela Eventos e do Motoclube Tapejara, com apoio da Prefeitura Municipal, supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo e das federações gaúcha, catarinense e paranaense, e patrocínio de empresas do setor.
12/08/2025
Brasão rodape
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000
CNPJ: 87.615.449/0001-42
Telefones: (54) 3344 4700
E-mail: recepcao@tapejara.rs.gov.br
Clique aqui para fazer o download da Marca / Logo da Administração Municipal 2025-2028.
PREFEITURA DE TAPEJARA - Copyright 2025 © Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Impar Agencia Web.