Governo BIG e Gipe anuncia novo secretário da Saúde
Anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (23), na prefeitura, durante coletiva de imprensa
Publicado em 23/09/2022 às 21:11

Na manhã de sexta-feira, 23, o governo de Tapejara realizou um café com a imprensa local, onde o prefeito Evanir Wolff (BIG) e o vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe) apresentaram os resultados de uma pesquisa de satisfação sobre a atuação da administração municipal na área da saúde. A pesquisa foi realizada no mês de setembro, com 428 participantes de todos os bairros do município, além de comunidades do interior. Na oportunidade, os gestores do Executivo anunciaram a mudança do secretário da Pasta.

Por decisão pessoal, o atual secretário da Saúde Rangel Antonio Antunes Maciel solicitou o desligamento do cargo por receber proposta de trabalho em São Paulo e no exterior. Desde junho, Maciel tratava do assunto com o governo. Confirmada à sua decisão, a administração municipal elencou possíveis nomes para substituição e definiu que o novo secretário será André Rodrigues da Silva, ex-chefe de Gabinete, em 2021.

De acordo com o prefeito BIG, o processo de transição com o novo secretário já iniciou e ele assume suas funções oficialmente em novembro. Agradeceu ao secretário pelas relevantes contribuições, durante o período que esteve à frente da Pasta, lembrando dos desafios enfrentados no início da gestão com a reestruturação da equipe, o enfrentamento à pandemia e a elaboração do Planejamento Estratégico da Saúde 2022-2025. “Somos imensamente gratos ao trabalho do Rangel que não mediu esforços para cumprir com o que lhe foi proposto, pela atual gestão, principalmente pelo envolvimento que teve durante o período mais difícil enfrentado com a pandemia em todo mundo. Cumpriu com êxito o seu papel e deixa um legado importante de tudo o que foi plantado nesse período”, declarou BIG ao desejar sucesso nas novas escolhas e dar às boas-vindas ao futuro secretário.

O vice-prefeito Rodinei Bruel (Gipe) destacou a relevância do trabalho do secretário na reestruturação dos processos e as contribuições marcantes na secretaria. Desejou sucesso e gratidão pelos serviços prestados e pelo seu comprometimento com a população estando à frente de uma equipe composta por 195 servidores.

Em seguida, o secretário Rangel fez sua explanação, destacando os principais avanços realizados na Saúde, entre eles, a criação do Programa Saúde na Hora Tapejara, que oportuniza atendimento no Posto de Saúde do centro, das 7h30 às 22h; atendimento por um segundo médico no Setor de Urgência e Emergência no Hospital Santo Antônio (HSA); reestruturação da equipe de profissionais para atendimentos em diversas áreas e em todas Unidades de Saúde; implantação do sistema de agendamento de consultas; implementação das Práticas Integrativas Complementares em Saúde (PICS); investimentos em equipamentos, renovação da frota de veículos e melhorias nas estruturas físicas dos Postos de Saúde; e a elaboração do Plano Municipal de Saúde, que norteará as ações de 2022 a 2025.

O futuro secretário, André Rodrigues da Silva, agradeceu pela confiança concedida pela administração para estar à frente da Secretaria de Saúde. “Farei o possível para contribuir neste processo para dar continuidade às ações implementadas até agora, assumindo um propósito de ajudar as pessoas”.

Resultados da pesquisa na Saúde

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito apresentou os resultados da pesquisa de satisfação, realizada com a população tapejarense, que atribuiu como média geral para a Secretaria de Saúde a nota 8,36, de uma escala de 0 a 10. “Ficamos felizes com o resultado da pesquisa porque isso demonstra que o nosso trabalho está no caminho certo. Investimos mais de 20% do orçamento em saúde no município, o que está acima do percentual exigido por lei, porque entendemos que cuidar das pessoas é o principal compromisso da gestão pública”, informou BIG.

Comunicado oficial aos colaboradores da Saúde

Durante à tarde, o secretário comunicou oficialmente sua decisão aos colaboradores da Secretaria de Saúde. A reunião foi realizada no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira e também contou com apresentação do novo gestor da Pasta. Em seu pronunciamento, Maciel agradeceu o engajamento e o compromisso da equipe em fazer o melhor para a saúde da população.

O procurador geral do município, Leonardo Frigeri, representou o prefeito Evanir Wolff e agradeceu ao trabalho e a dedicação do colega, desejando-lhe sucesso. Também participou do encontro, o chefe de Gabinete, Rodrigo Dalmina.