Programa Primeira Infância Melhor (PIM) realiza Festa Junina
Evento foi realizado no Salão da Terceira Idade no dia 24 de junho
Publicado em 24/06/2022 às 17:12

Nesta sexta-feira (24), Dia de São João Batista, o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), promoveu, no Salão da Terceira Idade, sua tradicional Festa Junina. Na oportunidade, estiveram presentes no evento as crianças que participam das atividades do programa, os pais ou responsáveis pelos menores, além de servidores do PIM e demais colaboradores do governo municipal. Também prestigiaram a festa, o procurador geral do município, Leonardo Frigeri, que, neste ato, representava o prefeito Evanir Wolff (BIG), além do vereador Everton Rovani representando a Câmara de Vereadores, a coordenadora da Assistência Social Rosilene Col Debella e as coordenadoras da Secretaria de Saúde, Francieli Picolotto e Francieli Rudkowski.

Como funciona o PIM

O programa PIM é uma política pública pioneira no Estado do Rio Grande do Sul. Foi implantado em 07 de abril de 2003 e tornou-se lei estadual em 03 de julho de 2006. É um programa de caráter Intersetorial que integra as secretarias da Saúde, Educação e Assistência Social. Em nosso município foi implantado em agosto de 2005, sua sede se localiza no andar térreo do Posto de Saúde do Bairro 13 de Maio.

A equipe do PIM é constituída pelo GTM (Grupo Técnico Municipal), monitora e quatro visitadoras que atende aproximadamente 80 famílias visando o atendimento de gestantes e crianças de 0 a 4 anos.

O programa tem como objetivo acompanhar e orientar as famílias partindo de suas culturas e experiências para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, bem como o atendimento e cuidados com a gestante. As famílias são orientadas por meio de atividades específicas voltadas à promoção de habilidade e capacidades através de atendimentos semanais realizados por meio de visitas domiciliares com horário marcado, como também em grupos num local próximo da comunidade em que a família reside.