Saúde
Novo sistema deve proporcionar agilidade nos atendimentos de especialidades pelo SUS
Novo sistema de gerenciamento de marcação de consultas (GERCON) permite gerenciar todas as informações do paciente.
Publicado em 15/06/2022 às 13:42

O Secretário da Saúde, Rangel A. A. Maciel e a coordenadora médica Meiruele Machado Pozzer informaram, nesta semana, que os agendamentos para áreas de especialidades médicas estão passando por mudanças, advindas de decisão do Governo do Estado e, consequentemente, aplicadas pela 6º Coordenadoria de Saúde e pelos municípios de sua abrangência. A mudança é a substituição do antigo Sisreg, Para o novo SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS (GERCON), que permite gerenciar todas as informações do paciente. Seu enfoque é proporcionar agilidade no atendimento sem causar agravamento ou piora do estado de saúde do paciente devido à longa espera registrada nos agendamentos realizados pela Secretaria de Saúde do Estado do RS.

De acordo com o secretário de Saúde, o SUS está reformulando o sistema, passando ao Gercon, que faz o gerenciamento das filas de espera, analisando os casos clínicos para dar preferência no atendimento aos casos mais graves. “Os médicos estão solicitando novos exames para serem apurados os casos mais graves. Assim os pacientes podem ser enquadrados nas novas regras e, logo à frente, teremos benefícios, agilizando as filas do SUS”, destacou.

Os agendamentos continuam sendo realizados no Unidade Básica de Saúde.