Educação
Prefeitura de Tapejara apresenta nova tabela de vencimentos dos professores municipais
Valores foram apresentados em reunião realizada na noite de quarta-feira (10)
Publicado em 11/05/2022 às 14:04

Na noite de terça-feira (10), o Poder Executivo Municipal, representado pelo prefeito Evanir Wolff (BIG) e pelo secretário de Educação, Paulo César Langaro, se reuniu, na Câmara de Vereadores, com membros da Associação dos Professores de Tapejara, diretores de escolas, coordenadores da Secretaria de Educação, secretários municipais e vereadores, para apresentar a nova tabela de vencimentos dos Professores a fim de valorizar ainda mais o magistério municipal.

Inicialmente, o secretário Paulo acolheu a todos os presentes para relatar a respeito das principais ações da Secretaria de Educação e realizadas em apenas um ano e quatro meses do Governo Big e Gipe. Na oportunidade, Langaro destacou as obras de ampliação das escolas Leonel de Moura Brizola e Giocondo Canali, fazendo menção ao projeto “Eu quero minha vaga”, que contemplará, com as ampliações, em torno de 500 novas vagas. Referiu-se, também, ao maior projeto já implantados no município, na área da educação: o Sistema Aprende Brasil, que, ao longo de quatro anos, contará com investimentos próximos a R$ 5 milhões.

O secretário comentou, ainda, sobre as conquistas na área da educação proporcionadas pelo Governo Big e Gipe através da concessão do vale-alimentação aos profissionais contratados e da elevação da carga horária de planejamento em mais duas horas. Ele encerrou sua fala pedindo o apoio de todos para enfrentar os desafios da área da educação em especial da recuperação das aprendizagens defasadas em virtude da pandemia causada pela Covid-19.

Em seguida, o assessor contábil da prefeitura, Adroaldo Cavasola, fez um breve histórico da legislação que originou o piso nacional do magistério. Além disso, comentou que os municípios precisam se adequar à nova realidade, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Também, relatou sobre os recursos e as mudanças dos percentuais do Fundo da Educação Básica (Fundeb).

Na sequência, o prefeito BIG apresentou o novo piso salarial dos professores da rede municipal de ensino, destacando que o governo preza pela valorização dos profissionais da educação e que não medirá esforços para que isso aconteça. “Estamos agindo com muita responsabilidade, perante o orçamento do município e a Lei de Reponsabilidade Fiscal. Por isso, ao analisar os índices possíveis para concessão de melhorias no salário dos professores, chegamos aos índices que os cofres públicos podem pagar sem prejudicar os investimentos do município”, comentou o chefe do Executivo, ao destacar que, muitos estudos foram feitos para que esse patamar fosse apresentado aos docentes.

Ainda, conforme BIG, a administração municipal tem realizado vários e importantes investimentos na área da educação, enfatizando que o poder público está ao lado dos professores, buscando a valorização de todos. Ao final da explanação, foram respondidos os questionamentos por parte dos presentes para fins de esclarecimento de dúvidas. O próximo passo, será enviar formalmente a planilha que compõe o novo piso para que a Associação possa apresentar o reajuste aos demais professores da rede municipal.