Mudanças nos atendimentos feitos em unidades de saúde de Tapejara
Ações visam otimizar os atendimentos na Central Covid-19
Publicado em 18/01/2022 às 16:47
A partir desta quarta-feira (18), os atendimentos em algumas unidades de saúde do município passaram por mudanças em virtude do atual cenário epidemiológico causado pela Covid-19 em Tapejara. Entre as medidas, estão a suspensão temporária dos atendimentos no Programa Saúde na Hora e no Posto de Saúde Santa Paulina. Além disso, o atendimento na Central Covid-19, feito das 8h às 12h e das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira, também mudou visando proporcionar maior conforto, segurança e comodidade para os pacientes. “Estas mudanças visam otimizar os atendimentos na Central Covid-19. Estamos registrando, a cada dia, um aumento considerável de pessoas que buscam atendimento por estarem com sintomas de Covid, por isso, precisamos reforçar as equipes de atendimento buscando atender da melhor forma possível a nossa comunidade”, explicou o secretário de Saúde, Rangel Antonio Antunes Maciel, salientando que, por conta destas mudanças, todos os atendimentos realizados no posto Santa Paulina serão prestados no posto de saúde do Bairro São Paulo.

Ainda, conforme Maciel, outra alteração importante diz respeito à espera para atendimento na Central Covid-19. “Agora, cada paciente deve se dirigir, primeiramente, ao Salão Paroquial, localizado em frente ao prédio da Central Covid-19, para aguardar atendimento. Lá, ele vai receber uma senha e aguardar ser chamado para receber todo a assistência necessária conforme o seu caso. Por isso, organizamos o fluxo de pessoas de acordo com quatro procedimentos, ou seja: idosos, gestantes e mães com crianças de colo recebem uma ficha para atendimento prioritário; outra senha é distribuída para pessoas que necessitam de atendimento geral, ou seja, consulta e exames. Uma terceira senha é distribuída para pessoas com testes positivos para Covid-19 realizados em farmácias ou laboratórios. Uma quarta senha também será distribuída para pessoas com testes agendados previamente. Este último caso ocorre porque os testes só podem ser feitos com pelo menos dois dias de sintomas e, por isso, precisaram retornar ao local para a realização do exame”, explicou o secretário, ao enfatizar que, os atendimentos nas demais unidades de saúde são realizados normalmente, durante o dia. Casos graves ou que ocorram foram do horário de atendimento dos postos de saúde serão atendidos no Hospital Santo Antônio.