Saúde
Secretário de Saúde explica os novos protocolos de isolamento para casos ativos de Covid-19
Ações foram definidas a partir de orientações repassadas pelo governo estadual e Ministério da Saúde
Publicado em 14/01/2022 às 12:03
Na quinta-feira (13), o Comitê de Orientação Emergencial (COE), juntamente com a Secretaria de Saúde, definiu os protocolos de isolamentos para casos positivos de Covid-19 em Tapejara. A mudança segue as novas diretrizes elaboradas pelo governo do RS e Ministério da Saúde.

Conforme o secretário de Saúde, Rangel Antonio A. Maciel, entre as alterações nos protocolos destaca-se que o tempo de isolamento dos pacientes positivados poderá variar conforme o esquema vacinal. "Um paciente positivo, com esquema vacinal completo, é aquele indivíduo que não apresenta dose em atraso em relação ao prazo preconizado para aplicação da primeira, segunda ou terceira dose/reforço e sem febre. Essa pessoa terá o Isolamento domiciliar de cinco dias. Já o paciente positivo com esquema vacinal completo que apresentou febre terá o isolamento domiciliar de sete dias, a contar do início dos sintomas. Por sua vez, o paciente positivo, com esquema vacinal incompleto ou não vacinado, aquela pessoa que está em atraso em uma ou mais doses em relação ao prazo para aplicação da segunda ou terceira dose/reforço ou que não foi vacinado com nenhuma dose, deverá se isolar por dez dias a contar do início dos sintomas", comentou o secretário, destacando que, em ambos os casos, é preciso procurar o atendimento médico se houver febre persistente ou nos dias que antecedem o término dos respectivos isolamentos.

Ainda conforme o secretário, outra importante mudança diz respeito às pessoas assintomáticas que residem junto com o paciente. “Elas podem manter normalmente suas atividades, mas devem seguir os protocolos de distanciamento e o uso de máscara. A medida também é válida para o paciente que deverá usar máscara por cerca de 10 dias", finalizou o secretário, que concedeu entrevistas às emissoras de rádio do município e também falou sobre o assunto em live, nas redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal.