Gabinete
Tapejara decreta situação de emergência por conta da estiagem
Medida foi adotada nesta sexta-feira (07)
Publicado em 07/01/2022 às 20:59
Foi assinado nesta sexta-feira (07), pelo prefeito Evanir Wolff (BIG), o decreto de situação de emergência em Tapejara. A medida foi adotada por conta da estiagem que atualmente castiga mais de 100 municípios gaúchos. De acordo com BIG, a decisão foi tomada após reunião com representantes do governo municipal, Defesa Civil, de entidades relacionadas ao agronegócio, agricultura familiar e também de instituições bancárias. “Enfrentamos uma situação dramática e que afeta 20% das 650 propriedades rurais de Tapejara que, por conta da falta de chuvas, sofrem até mesmo com o abastecimento de água potável. Esta reunião foi importante para que pudéssemos mapear o cenário do nosso município e traçar estratégias, a partir dos dados levantados pelas entidades, para enfrentar este momento e, ao mesmo tempo, definir um plano de ação para ajudar os nossos produtores e agricultores”, comentou.

Ainda segundo o prefeito, os prejuízos com o plantio de soja chegam a 40% e a 80%, com o plantio de milho. “Quando convertemos os dados elencados pelas entidades do setor e pelas instituições bancárias, chegamos ao valor de R$ 90 milhões em perdas. Isso nos deixa muito preocupados porque a situação afeta toda uma cadeia de setores”, lamenta o prefeito.

Levantamento junto às comunidades
Durante esta semana, a Defesa Civil de Tapejara, representada pelo coordenador Diego Girardi, juntamente com o coordenador regional adjunto da Defesa Civil, Daisson de Andrade da Silva visitaram as comunidades do interior do município para fazer um levantamento dos prejuízos e realizar atendimento às famílias. Também participaram das visitas os representantes das secretarias de Assistência Social, Agricultura e Meio Ambiente e também da Emater/RS-Ascar. “Esta visita foi de fundamental importância para que pudéssemos coletar os dados necessários para formalizarmos o pedido de situação de emergência”, explicou Girardi.

Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudio Girardi, além dos prejuízos no plantio de soja e milho, o setor leiteiro também deverá sofrer impacto por conta da estiagem. “Esse prejuízo vai repercutir nos próximos anos, afinal, o gado precisa de água, que está em falta e também de pastagens que estão bastante comprometidas pela estiagem. Esperamos que mais chuvas venham logo porque os números podem piorar ainda mais. Infelizmente, as perspectivas não são animadoras, mas, se chover um pouco mais, pelo menos, poderemos garantir alguma forma de subsistência”, destacou Girardi.

Ajuda do Estado e União
Por conta do cenário vivenciado no município, o prefeito BIG irá encaminhar um ofício ao governador do RS, Eduardo Leite, solicitando a homologação da situação de emergência em Tapejara. Um segundo ofício solicitando o reconhecimento da situação de emergência será encaminhado ao Governo Federal.

De acordo com o coordenador regional adjunto da Defesa Civil, Daisson De Andrade da Silva, na próxima semana, o município deverá receber a portaria de homologação da situação de emergência por parte da governo do estado. “Na sequência, o processo será encaminhado para a União com o objetivo de reconhecer a situação de emergência em Tapejara”, explicou Daisson, ao enfatizar ainda que o processo de decretação de situação de emergência foi registrado junto ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil na tarde de sexta-feira (07).