Secretaria de Saúde promove palestra para servidores
Evento realizado no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira integrou a programação alusiva ao Outubro Rosa
Publicado em 15/10/2021 às 15:51
Os servidores da Secretaria da Saúde de Tapejara estiveram no Centro Cultural José Maria Vigo da Silveira na tarde de quarta-feira (13) para assistir a palestra “Mulher: fonte de força e luz” proferida pela mestre em Enfermagem e analista comportamental, Débora Dalegrave. Ainda, durante o encontro, o público pode assistir um vídeo, onde as profissionais da Secretaria da Saúde Leonira Zorzetto, Claudia Seben, Claudia Fontana e Marizete Bolsonelo contaram suas experiências no processo de doença e cura de diferentes tipos de canceres.

A palestrante, por meio de sua fala e de dinâmicas com o público, destacou a importância de olhar para si e de se cuidar antes de cuida do outro. “Precisamos estar bem e nos conhecer para podermos acolher o outro e suas necessidades. Estamos vivendo um momento em que esquecemos de olhar para ‘dentro’ e prestarmos atenção no que nos faz realmente felizes, podendo sentir todas as sensações de forma integral e plena”, ressaltou Débora.

O prefeito Evanir Wolff (BIG) agradeceu a presença de todos e, por meio da metáfora da Parábola do Semeador, destacou a relevância de sermos proativos. “Todos sabemos que se semearmos, vamos colher. Precisamos sair da onde estamos, da zona de conforto e fazermos a diferença para o bem de todos”, lembrou o prefeito.

O secretário da Saúde Rangel Antonio A. Maciel observou que o engajamento de todos faz a diferença nos resultados. “Estamos focados em atender da melhorar forma possível todos os tapejarenses, mas para isso é necessário que cada uma contribua neste processo”, mencionou o secretário, lembrando que o Outubro Rosa tem uma vasta programação que engloba desde a coleta de exames, palestras, mini feiras até a realização de testes rápidos para detecção de outras doenças que podem acometer as mulheres.

A coordenadora operacional da Secretaria da Saúde, Fernanda Bortoluzzi, entregou uma lembrança às mulheres que participaram do vídeo e disse da sua emoção em fazer parte da história delas. “Vocês são nossa inspiração. Precisamos nos espelhar em mulheres como vocês, que enfrentaram a doença e souberam superar todos os desafios com muita garra e fé para seguirmos em frente”.
Todas as informações sobre a programação alusiva ao Outubro Rosa podem ser acessada nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Tapejara.