Habitação
Administração Big e Gipe conquista R$ 10 milhões para Habitação
Investimentos no Loteamento Vida Nova passarão de R$ 17 milhões. Big, Gipe e secretários assinaram contrato na Caixa garantindo aporte.
Publicado em 03/06/2023 às 11:42

O prefeito Evanir Wolff, Big, e o vice-prefeito Rodinei Bruel, Gipe, estiveram na superintendência da Caixa, em Passo Fundo, para assinatura de contrato para financiamento de moradias no valor de R$ 10.716.000,00 (dez milhões, setecentos e dezesseis mil reais). O ato de assinatura foi realizado na manhã de sexta-feira, 2 de junho.

Conforme o secretário municipal de Habitação, Jackson Geisel da Silva, “os investimentos serão exclusivamente para a construção de todas as 123 unidades habitacionais do Loteamento Vida Nova, cujos trabalhos já estão em andamento”.

“Será um marco para Tapejara e demonstra a preocupação do governo Big e Gipe com o social, beneficiando as famílias que mais precisam de moradia digna”, completou Jackson, que também esteve no ato de assinatura em Passo Fundo.

Mostrando-se emocionado, o vice-prefeito Gipe resumiu em uma frase como será o Vida Nova: “Um loteamento de alto padrão para famílias de baixa renda.”

O prefeito Big salientou que será uma grande mudança de vida para as 123 famílias beneficiárias. “A questão social está no DNA da nossa administração e trabalhamos para levar cada vez mais qualidade de vida para as pessoas”, disse.

Também estiveram presentes na assinatura, o secretário de Administração e Planejamento, Jocemir Bergamin e o coordenador da Secretaria de Habitação, Darcilo Adair Fracaro

O secretário Jackson da Silva conta que, para participar do programa habitacional do Governo Federal “Pró-Moradia”, a exigência é de que o novo loteamento seja exclusivo para pessoas com renda familiar de até dois salários mínimos. A partir da assinatura do contrato, os mais de R$ 10 milhões serão repassados ao município, que fará uma contrapartida acima de R$ 7 milhões, totalizando investimentos na ordem de R$ 17 milhões.

O gestor da Secretaria da Habitação também explica que há 1109 famílias inscritas no cadastro municipal de habitação, dentro do programa “Um Lar Para Amar”, e que estão à espera de uma moradia digna. “Destas, 524 se enquadram no quesito renda familiar de até dois salários mínimos. Muitas delas estão comprometendo, atualmente, mais de 80% da renda mensal com aluguel”, calculou ele. “Ainda há aquelas famílias que têm integrantes com necessidades especiais, pessoas idosas ou com número de filhos acima de três. O novo loteamento trará uma ‘vida nova’ para boa parte dessas pessoas.”

A contrapartida do município será investida na infraestrutura do Loteamento Vida Nova, incluindo vias internas e externas 100% pavimentadas, drenagem pluvial (da chuva), água encanada, iluminação, passeio público com acessibilidade, sinalização horizontal e vertical, arborização e praça com playground.

“A administração Big e Gipe está priorizando a área da habitação digna, investindo mais de R$ 17 milhões neste novo empreendimento, o que beneficiará cerca de 500 pessoas”, concluiu Jackson Geisel da Silva.