Gabinete
Em Porto Alegre, prefeito BIG busca fortalecer parcerias com o Governo do Estado
Segurança, Saúde e Cultura foram pautas de reuniões com secretários e deputados estaduais
Publicado em 27/01/2023 às 20:23

O prefeito Evanir Wolff (BIG) esteve em Porto Alegre, entre os dias 23 e 26 de janeiro, acompanhado dos secretários de Saúde, André Rodrigues da Silva e de Habitação, Jackson Geisel da Silva, em busca de recursos e investimentos para Tapejara.

Na Assembleia Legislativa, a comitiva visitou o gabinete do deputado estadual Sérgio Turra, onde foi recebida pelo assessor Felipe Fontanella. Na oportunidade, foram explanados assuntos sobre projetos e ações desenvolvidas no município. Ainda, no Legislativo gaúcho, os gestores estiveram reunidos com o assessor da bancada do PL, Odacir José Dalmina, onde também entregaram aos parlamentares da sigla, pedidos para a destinação de recursos.

Junto ao governo gaúcho, o grupo foi recebido, na Secretaria de Assistência Social, pelo assessor Helton Adriano Hass, onde foi solicitada a destinação de recursos para a construção de um novo prédio para a Secretaria Municipal de Assistência Social e também para uma sede de recreação para o Grupo Integrado da Terceira Idade (Giti). Também, foram tratados assuntos relacionados à celebração de um convênio para a destinação de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade social.

Na Casa Civil, em conversa com o chefe de Gabinete, Jonatan Brönstrup, e com assessor, André Luis Boeira Palácio, foi manifestado o interesse do Município em realizar permuta com área onde está localizada atualmente a sede da Brigada Militar de Tapejara, visando proporcionar melhores condições de trabalho, uma vez que a localização da nova sede estará em ponto estratégico na cidade.

Na área da Saúde, a pauta foi sobre a viabilidade de Tapejara sediar um Centro de Atendimento Especializado para Autistas. A conversa foi diretamente com a secretária Arita Bergman, que se demonstrou receptiva à proposta. Conforme o prefeito, as tratativas também seguirão com os demais prefeitos da região. Ainda, foram tratados assuntos sobre a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde no município.

No Daer, entre as demandas apresentadas e solicitadas junto ao chefe de Gabinete, Pablo Teixeira, esteve a municipalização da ERS-430, no trecho entre o Clube Comercial de Tapejara e o trevo com a perimetral. Também, foram solicitados redutores de velocidade nas rodovias de acesso à Tapejara e a construção de um trevo de acesso à Aurora, na ERS-463, e às futuras instalações da Agrodanieli.

Os gestores ainda estiveram na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, onde foi formulado o interesse do município aderir ao novo edital do Programa Pavimenta.

Na Secretaria de Segurança Pública, BIG falou sobre o projeto de cercamento eletrônico, criado por meio de instalação de câmeras de videomonitoramento. Na oportunidade, ele solicitou também auxílio financeiro da Pasta, bem como o acesso ao banco de dados para interligação do sistema com espelhamento na própria sala de monitoramento e acompanhamento da Secretaria da Segurança do Estado. Ainda, foi solicitada a alteração de Pelotão para Companhia da Brigada Militar em Tapejara e o aumento do efetivo policial no município.

Junto à Secretaria de Turismo, foram protocolados projetos para a criação da Rota Turística da Religiosidade e Gastronomia. Além disso, foi reiterada a importância da liberação de recursos para a revitalização e embelezamento do Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto.

Com relação à Cultura, Esporte e Lazer, foram solicitados recursos para a construção de uma pista de Pump Track, buscando incentivar a prática dessa modalidade esportiva. Ainda, foram tratados assuntos relacionados à construção de um museu municipal e de uma nova biblioteca pública. Ainda, BIG recebeu da Secretaria de Cultura, o certificado por adesão ao Sistema de Cultura do Estado.

Na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, capitaneada pelo ex-prefeito de Tapejara, Gilmar Sossella, os gestores foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Artur Alexandre Souto, onde foi solicitada a celebração de convênio para o desenvolvimento de cursos profissionalizantes, visando a capacitação adequada de mão de obra.

Em visita à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram solicitados recursos para obras de infraestrutura dos distritos industriais de Tapejara. Na oportunidade, a comitiva foi recebida pelo secretário Ernani Polo.

Junto à Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, foi entregue a documentação complementar do Programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, em virtude de Tapejara ter sido beneficiada com recursos para a construção de 17 módulos sanitários. A ação está em atualmente em processo licitatório, e irá beneficiar mais de 40 pessoas com saneamento básico adequado. O investimento do Estado e do Município supera a ordem dos R$ 240 mil. Também, foi reiterada a importância de Tapejara ser um dos municípios beneficiados com o Programa A Casa é Sua. O município cadastrou, ainda no ano anterior, 15 unidades habitacionais, e já possui a aprovação da viabilidade do projeto e do Plano de Trabalho, sendo necessária a celebração de convênio com o Estado para a liberação de recurso para a construção das moradias.

Também, durante agenda em Porto Alegre, o grupo se reuniu com representantes da empresa ServPref, que atende aos municípios visando a hospedagem de munícipes que se deslocam a Porto Alegre para tratamento de saúde. O Município de Tapejara já possui convênio firmado para atendimento na unidade de Passo Fundo e busca ampliar o convênio contemplando também a casa de Porto Alegre, visando proporcionar ainda melhores condições de atendimento aos pacientes tapejarenses que se deslocam à capital gaúcha para tratamento de saúde e não possuem lugar para hospedagem sem custo.