IMPRESSO EM: 19/09/2018
LINK DA PÁGINA: http://www.tapejara.rs.gov.br/turismo

Turismo

Pontos Turísticos

 

Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde

Encanta seus visitantes pela sua imponência e beleza, misturando o estilo gótico da torre, onde ficam os três sinos, e o estilo romano que enfeita as colunas no interior do templo. A influência moderna determina ainda as linhas arquitetônicas da obra. Localiza-se na Rua Júlio de Castilhos, na sede do município.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Possui estrutura para festas e um ambiente arborizado bastante agradável, abrigando uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Localiza-se na Rua Amâncio Cardoso, na sede do município.

Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto

Palco da Expo Tapejara e dos grandes rodeios intermunicipais, abrigando uma das maiores pistas de laço do Estado e com infraestrutura para festas e ampla área para camping e prática de esportes. No parque também está localizado o Motódromo Municipal Paulinho Chiaparini com pista de motocross e velocross. Localiza-se no Bairro Nazaré e é ocupado por centenas de pessoas, principalmente nos finais de semana, que aproveitam o espaço para reunir-se e compartilhar momentos agradáveis, utilizando a infraestrutura de churrasqueiras e quiosques do local.

Praça Central Sílvio Ughini

Localizada no Centro de Tapejara possuí uma grande área de lazer, banheiros, parquinho infantil e equipamentos de ginástica ao ar livre, oportunizando lazer e diversão para todas as idades.

Em 2014, iniciaram os trabalhos de remodelação da Praça Central, prevista para acontecer em duas etapas: na primeira etapa, foram previstos os seguintes trabalhos: troca da pavimentação com utilização de blocos intertravados, com colocação de piso táctil; construção de banheiros novos; substituição de bancos e lixeiras; colocação de novas mesas de concreto; substituição das luminárias; criação de área de caminhada, localizada à frente dos banheiros; e o manejo da vegetação.

Na segunda etapa, será construído um palco definitivo, já que na praça são realizados grandes eventos do Município, será reformado o playground, os muros, escadas e meios-fios, receberão pintura, serão colocados pergolados e decks de madeira, além do manejo da vegetação. A praça contará com mais área verde.

Praça Lucélia Poletto

Localizada no Centro de Tapejara possuí uma grande área de lazer, banheiros, parquinho infantil e equipamentos de ginástica ao ar livre, oportunizando lazer e diversão para todas as idades. Aos sábados e domingos o local costuma ser ocupado por um grande número de jovens.

Academia de Saúde Valéria Debastiani

Localizada no Bairro São Paulo a recém inaugurada academia ao ar livre oferece aos visitantes um espaço para lazer em meio a natureza. O local conta com equipamentos para ginástica, espaço para crianças brincarem e parquinho infantil.

Pinheiro

Tapejara possuía o maior pinheiro de araucária do Rio Grande do Sul (RS) de mais de 400 anos, constituindo-se em um dos principais atrativos do município. Destacava-se em meio à paisagem devido a seus 25m de altura e 6,75m de circunferência. Localizava-se na estrada de saída para Santa Cecília, a 1 km da sede do município.

Parte da araucária foi derrubada em virtude dos fortes ventos em 2015, sobrando apenas o tronco, totalmente oco. Desta forma, pensando em cultivar a sua história, o proprietário Orildo Bacega, a pedido do Grupo de Cavaleiros Rota das Araucárias, cedeu o pinheiro que foi transformado em monumento denominado Arcângelo Pereira (in memorian) no dia 22 de janeiro de 2016 e ficará exposto no Parque Municipal Ângelo Eugênio Dametto incentivando o turismo.

CIRCOLO TRENTINO DI TAPEJARA

“Somos frutos de um sonho imigrante”

A Associação do Circolo Trentino di Tapejara é uma entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 05 de abril de 2004, pois percebeu-se a necessidade de resgatar os costumes, valores e, assim cultivar as raízes de nossos antepassados, os imigrantes italianos.
Os principais objetivos da associação são: promover, incentivar e manter intercâmbios culturais, científicos, artísticos e econômicos com o regido Trentino Alto-Adige e com suas cidades, especialmente de onde vieram os antepassados do povo de origem Trentina, bem como com cidades gaúchas e brasileiras habitadas por descendentes de Trentinos. Também incentivar e manter a preservação das tradições, costumes e festividades dos antepassados, dedicando-se ao ensino e cultivo da língua italiana, dialetos, além de preservar o patrimônio histórico-cultural com a criação de museu, coral, grupo de teatro, bem como promover encontros culturais, festividades e atividades com a participação dos associados.
O Circolo Trentino di Tapejara realiza atividades como: viagens culturais, participa de eventos culturais e escolares que resgatam a cultura italiana, palestras, desfiles, além de um jantar típico anual, aberto à comunidade, que está inserido no calendário de eventos do município de Tapejara. O hino do circolo é:

“CIRCULO TRENTINO DI TAPEJARA CULTIVANDO LA CULTURA ITALIANA,
IN NOSTRE VENNE SANGUE ITALIANO,
IN NOSTRO CUORE AMORE BRASILIANO.
SEMPRE CANTANDO, DIALETO PARLANDO, STÓRIE A CONTAR ANTEPASSATI RICORDAR”

Fazem parte da ASSOCIAÇÃO DO CIRCOLO TRENTINO DI TAPEJARA as seguintes famílias: Manica, Broch, Miorando, Piffer, Dalri, Spagnolo, Rovani, Coronetti, Scariot, Melara, Guerra, Centofante, Menegaz, Rovani, Dalagnol, Giacomin, Pasquali e Rodigheri.

Sítio Nossa Senhora Aparecida Coroado Baixo

Há três anos existe no interior do Município de Tapejara, mais especificamente na Comunidade do Coroado Baixo, o Sítio Nossa Senhora Aparecida, cujo lugar possui mais de 3.000 objetos antigos e reciclados.
O proprietário Broch mais conhecido como Tula teve como inspiração seu avô.
Já recebeu visitantes de diversos estados do Brasil e, também, do Uruguai. Os objetos mantidos no sítio possuem o nome de seu doador. O principal objetivo é preservar e conservar peças antigas, como motosserra, latas, bolsas, máquinas de escrever, foices, quadros, telefones, entre tantos outros.
O espaço faz parte do turismo do município e é aberto para toda comunidade ir conhecer.