A Estação de Tratamento do Lodo de Esgoto Doméstico (ETLED) de Tapejara é constituída por: tanques de decantação, lagoas de tratamento, sendo uma delas com aeração, piezômetros (poços de monitoramento do lençol freático), cortina vegetal, um galpão e viveiro com irrigação.
A obra, idealizada na localidade de Linha Quatro, atende toda a população que necessita do serviço de limpeza deste tipo de resíduo. Priorizando o projeto e assumindo responsabilidades, o município está proporcionando ganhos ambientais, em saúde pública, qualidade de vida e em pesquisa.
Com o tratamento do lodo, o efluente, parte líquida do processo, será reutilizado na própria estação para irrigação de mudas de árvores nativas que serão produzidas no viveiro municipal implantado na mesma área da ETLED e o excedente será lançado ao meio ambiente dentro dos padrões permitidos pela legislação e licenciamento ambiental. A parte sólida (lodo desidratado) também poderá servir de matéria prima (composto orgânico) através do processo de compostagem, que será desenvolvido em projeto futuro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada R$ 1 investido em saneamento, gera uma economia de R$ 5 na saúde. Com o funcionamento da estação o município diminuiu gastos públicos.
ATENÇÃO!
Caso necessite realizar a limpeza das fossas sépticas das residências, procure a Secretaria Municipal da Fazenda para efetuar o pagamento do serviço e agendamento para, posterior, a Prefeitura Municipal realizar o serviço e destinação do lodo na ETLED.
Estado do Rio Grande do Sul
MUNICÍPIO DE TAPEJARA
Prefeitura Municipal de Tapejara
Rua do Comércio, 1468 - Bairro Centro - Tapejara/RS - CEP 99.950-000